sexta-feira, julho 31, 2009

Bobby Robson faleceu


Legend Sir Bobby Robson, 76, dies

Obituary - Sir Bobby Robson 1933-2009
Former England manager Sir Bobby Robson has died at the age of 76, following a long battle with cancer.
Robson will be best remembered on the international stage for leading England to the 1990 World Cup semi-final.
At club level, he cut his managerial teeth at Fulham before establishing his credentials at Ipswich where he won the FA Cup and Uefa Cup in a 13-year stay.
Spells at PSV Eindhoven, Sporting Lisbon, Porto and Barcelona followed before he managed Newcastle United.
Robson, who was born in County Durham and watched the Magpies from the terraces, returned to his native north-east in 1999 in what was to be his last major role in football.
After leaving Newcastle, he was a consultant for the Republic of Ireland side while he battled cancer, and later took on an ambassadorial role for the Football Association of Ireland.


Como aqui há uns dias referi a propósito do jogo de homenagem, Bobby Robson estava muito doente. Descanse em paz.


Estrangeiros na Liga

Sindicato apresenta números: estrangeiros em maioria na Liga

Apenas cinco clubes utilizaram mais jogadores portugueses

O Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol apresentou, nesta quinta-feira, um estudo relativo à época 2008/09 das competições profissionais. Analisando os números, importa realçar que os estrangeiros continuam em maioria no escalão principal. Aliás, apenas cinco equipas da Liga utilizaram mais jogadores portugueses que estrangeiros ao longo da última temporada.

Estrela da Amadora, Rio Ave, Trofense, Leixões e Sporting privilegiaram a utilização de jogadores nacionais, enquanto o P. Ferreira ficou com uma média de total equilíbrio. F.C. Porto e Benfica apostaram maioritariamente em estrangeiros, ao longo da competição.

Paralelamente, o Sindicato reforçou as suas críticas com uma análise conjunta do Professional Football Players Observatory e o Centre Internacional dEtude du Sport, relativa ao panorama europeu. Nesse estudo, apenas Inglaterra surge à frente de Portugal como o país com maior percentagem de jogadores estrangeiros na Liga. O nosso campeonato teve 53, 7 por o de estrangeiros.


Ora aí está uma área do futebol em que quase somos reis! Continuando assim, e como vários analistas já referenciaram, teremos em breve uma liga sem portugueses, pelo que as Selecções Nacionais serão o espelho, natural, dessa situação. É um facto que os nossos jovens têm a prática bloqueada, por isso importa reflectir com urgência sobre esta realidade, mas não olhar só para um dos lados da questão, esquecendo a história recente deste problema. Como muitas vezes se quer fazer crer, os "vilões" e "maus da fita" não são só os clubes.


Notícia no Mais Futebol

Valeri e Saramago

Valeri, o bibliotecário do F.C. Porto: «Conheço o Saramago»

Médio argentino adapta-se progressivamente aos dragões

Valeri não esconde alguma ansiedade pela estreia como titular do F.C. Porto. O médio argentino procura adaptar-se progressivamente aos novos métodos de trabalho e espera por uma oportunidade. Entretanto, o reforço garante que os dragões pretendem vencer a Peace Cup.

A meio da conversa matinal com os jornalistas, em Espanha, o jogador explicou ainda a curiosa alcunha de «O Bibliotecário»: «Foi uma alcunha colocada por comentadores, uma vez que tenho o hábito de ler. Não tem nada a ver com a profissão. Autores portugueses? Conheço o Saramago.»




Ora aí está uma notícia interessante. Jogador argentino, leitor de Nietzsche e conhecedor de José Saramago, sinal de que hoje, há atletas cultos, e o mais curioso neste caso, vindo até de lugares bem distantes. Algo vai mudando e rebatendo a ideia de ignorantes que muita gente tenta colar à figura dos jogadores de futebol!



MaisFutebol

Leonard Cohen


Mais de 12.000 pessoas, assistiram ontem no Pavilhão Atlântico a um memorável concerto de Leonard Cohen. Com 74 anos de idade e após algum tempo em retiro num convento budista, voltou para aquela que será, provavelmente, a sua última digressão mundial. Acompanhado por um grupo de excelentes músicos, deliciou o numeroso público lisboeta com cerca de 2h45 de músicas e poesia. Cohen, habituado a recintos mais pequenos e mais intimistas, deu a ideia de ter ficado surpreendido com o acolhimento do público, tendo voltado 6 vezes ao palco para cantar após ter terminado o espectáculo. Gostei e espero que ainda um dia, Cohen, possa voltar a Lisboa.



Toda a notícia aqui no IOL Diário

quinta-feira, julho 30, 2009

Prémios CNID

David Sequerra com José Maria Pedroto


Foram hoje divulgados os prémios CNID - Clube Nacional de Imprensa Desportiva, referentes à época passada, no que diz respeito a atletas e treinadores. Foram também entregues os prémios aos jornalistas desportivos e é justo destacar os referentes a Fernando Correia e ao Dr. David Sequerra.
O Dr. David Sequerra, antigo jornalista e homem do desporto, entre várias actividades, também foi Seleccionador Nacional de Juniores, tendo inclusivé, em conjunto com José Maria Pedroto, sido o responsável pelo primeiro título de futebol júnior, conquistado por Portugal no ano de 1961. A todos os galardoados os maiores parabéns, em especial ao Dr. David Sequerra, com quem no início da minha carreira aprendi bastante e que teve sempre uma palavra de atenção para alguém que não conhecia mas que não deixou de apoiar e estimular.


Sentados: Nogueira (SL Benfica), Rodrigues (CF "Os Belenenses"), Crispim (Ass.Académica), Jorge (SL Benfica), Serafim (FC Porto), Simões (SL Benfica), Peres (CF "Os Belenenses"), Mira (FC Barreirense), Nunes (SL Benfica).

Em pé: Melo (SL Benfica), Faria (FC Porto), Amândio (SL Benfica), José Ramos (Massagista), Dr.David Sequerra (Seleccionador), Prof. José Esteves, Dr.Simões Ferreira (Médico), José Maria Pedroto (Treinador), Carriço (Vitória FC), Oliveira Duarte (Sporting CP), Moreira (Leixões SC), Rui (FC Porto).

Liedson

Liedson na selecção: «Está a ser tratado», diz Madaíl

Presidente da Federação agradece disponibilidade do jogador.
Gilberto Madaíl disse que o processo de naturalização de Liedson «está a ser tratado», naquilo que depende da Federação. O presidente do organismo agradeceu de resto ao avançado do Sporting o facto de se ter disponibilizado para vestir a camisola de Portugal.

«Estamos muito gratos a Liedson e a outros jogadores que ao longo do tempo se têm oferecido para jogar na selecção portuguesa. Mas estas coisas têm timings que não dependem só de nós», afirmou Madaíl esta quarta-feira, à margem da presença na cerimónia de anúncio dos prémios anuais do CNID/Associação de Jornalistas de Desporto. «A única coisa que a Federação pode fazer é declarar que se trata de interesse nacional e isso está a ser tratado», explicou.



Em Portugal, falar e não falar, parece exactamente a mesma coisa. Tanto se é acusado por um caso, como pelo outro. Esta posição do Presidente da FPF parece-me lógica, bem definida e correcta, se o assunto está a ser tratado porquê escondê-lo. O Seleccionador Nacional, a seu tempo, depois de resolvidas as questões legais - do Estado Português e da FIFA - se entender que Liedson reúne as condições consideradas necessárias para ser convocado, pode decidir chamá-lo. Como também pode decidir o contrário. Neste caso, em que existem precedentes, como afirmou, e bem, Luís Figo, seria hipocrisia retirar-lhe essa legitimidade. A palavra final e soberana é sua. Nada impede no entanto que este assunto não possa e não deva ser debatido, sem rancores ou tabus. Pelo menos é esta a minha opinião.

Toda a notícia aqui no Mais Futebol

Luís Boa Morte



"Luís Boa Morte lesionou-se gravemente. O internacional português, 31 anos, rasgou os ligamentos anteriores cruzados do joelho direito e deverá ter de ser sujeito a uma intervenção cirúrgica, anuncia o West Ham no seu site oficial. Boa Morte só deverá voltar aos relvados no início de 2010.


O extremo esquerdo encontra-se em Pequim integrado na comitiva do West Ham, que prepara a nova época. Num amigável frente ao Tottenham, Boa Morte foi obrigado a sair do campo aos 14 minutos, após se ter lesionado seriamente.


O português regressou ao hotel da equipa em muletas e com o joelho imobilizado. O antigo jogador do Arsenal e do Fulham foi titular nos dois últimos jogos da Selecção Nacional, contra a Albânia e a Estónia."



Acontece a quase todos, mas Luís Boa Morte não mereceria nunca um problema destes. Pela sua atitude positiva perante a vida e o futebol. Este infortúnio, estou certo, será ultrapassado com a rapidez possível. Depois de Paulo Ferreira e Danny, agora Boa Morte. Não está fácil.





quarta-feira, julho 29, 2009

The dark side of the moon


Se calhar poucos repararam numa pequena notícia no jornal "A Bola" de 2ª feira. Pelo realismo e pela lição que encerra, transcrevo-a.




À especial atenção dos pais dos candidatos




"Ser futebolista, como o CR9 e companhia, é o sonho de muitos miúdos e a obsessão de muitos pais. Que meditem bem nos passos que dão. O caso de Navia, por ser o mais recente, merece especial atenção: 40 vezes titular da roja chilena, anda agora pelas ruas da amargura, sem receber há seis meses, com o irmão mais velho preso e a mãe gravemente enferma. É o dark side of the moon, não é?"




Depois de ter trabalhado em exclusivo com a formação de 1984 a 1991, sei do que se está aqui a tratar. Vi tantas ilusões, tanto esforço, tanto optimismo, tanta esperança nos olhos de tantos miúdos que às vezes me punha a pensar para mim mesmo, se não seria mais correcto alertá-los desde logo, para os perigos que corriam, ao optarem desde bem cedo por uma carreira que os poderia levar a nada. Os poucos que triunfaram todos conhecemos, dos outros ninguém sabe, mas sei que alguns, felizmente poucos, tropeçaram e cairam em caminhos bem perigosos. Por isso, em simultâneo com o futebol, não devem nunca deixar de perseguir outro futuro, ou seja, não deixar a escola.




Eto'o sincero

EVITÓ COMPARACIONES CON IBRAHIMOVIC EN SU PRESENTACIÓN OFICIAL

Etoo no besa la camiseta del Inter porque prefiere demostrar las cosas "en el campo"

  • Tras llevar a cabo durante la mañana su primer entrenamiento con su nuevo equipo en el que estuvieron presentes unos 500 seguidores del Inter, el delantero del Inter evitó en todo momento las comparaciones con Ibrahimovic.

Samuel Etoo fue presentado este martes como nuevo jugador del Inter de Milán en una rueda de prensa en la que el camerunés no besó la camiseta de su nuevo equipo, como un día antes lo hiciera Zlatan Ibrahimovic con la del Barcelona, porque el afecto del público "no se puede inventar" y prefiere "responder en el campo".

[foto de la noticia]

"Tengo que conquistar la confianza de los aficionados en el campo", subrayó Etoo, quien agregó que no se ocupa de lo que hace Ibrahimovic y que "si quiere besar la camiseta del Barcelona, puede hacerlo, son asuntos suyos".

Tras llevar a cabo durante la mañana su primer entrenamiento con su nuevo equipo en el que estuvieron presentes unos 500 seguidores del Inter, el delantero del Inter evitó en todo momento las comparaciones con el sueco: "Yo soy Samuel Etoo. Mi pasado dice quien soy y a Ibrahimovic le deseo lo mejor".

Preguntado además por los rumores que en el pasado habían vinculado su nombre al AC Milan, Etoo reconoció que antes del Inter había habido contactos con otros equipos para su fichaje. "He venido donde quería ir, que es el Inter; el resto es pasado", indicó.

Ora aqui está alguém sincero e que não faz o que os outros - adeptos - querem! Contrataram-no como profissional de futebol e não como beijoqueiro!


Toda a notícia na Marca

Fernando Mendes

Mea Culpa
Meu caro Fernando Mendes, quando saiu o teu livro fiz uma crítica ao facto de teres tocado em assuntos que deveriam manter-se no segredo dos deuses. Ontem, finalmente, comprei-o e li-o com uma avidez própria de quem conhece as pessoas, alguns factos, e pela vivência comum de alguns momentos, embora poucos. Tenho de te pedir desculpa, porque depois de o ler, fiquei com outra ideia sobre o mesmo e cheguei à conclusão que fizeste bem em abordar alguns temas proibidos. Embora compreenda que não pudesses ir mais além, convém referir que ninguém por ali é inocente, tenha ganho ou perdido títulos, tenha muita ou pouca organização, muitos ou poucos adeptos. Pela leitura dos artigos que a comunicação social fez sobre o teor do livro, tinha ficado objectivamente orientado para que o "crime" viesse só de um clube, mas na realidade o que escreveste é muito mais vasto e dirigido a muito mais gente. Por tudo isso acho que tiveste coragem, embora sinceramente gostasse que tivesses sido mais claro em relação a alguns assuntos que abordaste pela rama, tais como agressões no túnel, árbitros, dirigentes, etc., etc.. Mas isso, claro, tornar-te-ia num alvo fácil a abater. Finalmente quero dizer-te que pouca gente, no nosso futebol, ou no futebol internacional, ousará ou atrever-se-á, a atirar-te a primeira pedra.

terça-feira, julho 28, 2009

Football Dream Factory


Assisti hoje, representando a FPF, à apresentação do projecto "Football Dream Factory", do qual Luís Figo e Luiz Felipe Scolari são os principais rostos. Parece-me um ideia interessante e capaz de ajudar à promoção de novos talentos.
Ver aqui

Hinos Nacionais

Alberto Contador: Hino da Dinamarca
Alberto Contador viveu um momento insólito na consagração pela vitória do Tour. O ciclista espanhol ouviu o hino dinamarquês em vez do hino espanhol.

Aqui há uns anos no Torneio da Madeira, Sub/20, Portugal inaugurava o torneio num jogo com a Tunísia. Recebemos de um responsável tunisino uma cassete audio com o seu hino nacional e colocámo-la a tocar, como é do protocolo, antes do nosso hino. No final da Portuguesa, os jogadores tunisinos continuaram formados para ouvir o seu hino, que segundo eles, não tinha tocado. O árbitro mandou iniciar o jogo e não se apercebeu do que tinha acontecido. O chefe de delegação tunisina dirigiu-se-me, bastante alterado, dizendo que a Tunísia iria abandonar o torneio se não fosse imediatamente parado o jogo e tocado o seu hino. Fiz-lhe ver da impossibilidade de isso acontecer, e disse-lhe que tinha recebido a cassete de um elemento da sua delegação. Perante a insistência do dirigente e não tendo outra alternativa, fomos para o meu carro ouvir a cassete comprovando-se que de facto não era o hino da Tunísia mas de... Malta. Na capa da cassete estava escrito Malta em árabe e naturalmente, nós desconhecíamos essa língua. Alguém da delegação da Tunísia enganou-se, e nós é que íamos levar com a bronca. Felizmente que o dirigente teve coragem para assumir o próprio erro e não houve mais problemas, não tendo sido tocado nesse jogo o hino do seu país! "Estórias" da bola!









http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentID=54249149-4B28-4A62-9FB8-A8C945334E0D&channelID=00000012-0000-0000-0000-000000000012

Lei de Murphy

"Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível."

Romário condenado a três anos e meio de prisão

por Lusa

Romário condenado a três anos e meio de prisão

"O antigo futebolista brasileiro Romário, campeão do Mundo pela "canarinha" em 1994, foi condenado a três anos e meio de prisão devido a evasão fiscal.

Uma vez que este é o primeiro delito de Romário e a pena é inferior a quatro anos, o castigo pode ser trocado por trabalhos comunitários durante este período.

Romário, que tem vindo a acumular problemas com a justiça nos últimos anos, vai ainda pagar cerca de 625.000 euros por "omissão de informação às finanças sobre rendimentos obtidos entre 1996 e 1997", período em que jogava no Flamengo."

DN

México versus EUA

México humilha EUA (5-0) e conquista Gold Cup nos «States»Carlos Vela foi a chave para uma goleada construída na segunda parte.Uma segunda parte de luxo permitiu à selecção mexicana conquistar a Gold Cup, torneio que reúne as selecções da zona CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas). Frente aos Estados Unidos, em New Jersey, a selecção mexicana conseguiu uma exibição de gala, culminada com uma goleada (5-0), construída em 34 minutos.
O avançado Carlos Vela, do Arsenal, foi a grande figura da partida: apesar de ter começado no banco, a sua presença em campo na segunda parte traduziu-se em duas assistências e um golo da sua autoria. Torrado abriu o marcador aos 56 minutos, na conversão de um penalty, com os restantes golos a terem assinaturas de Giovani Dos Santos (62), Carlos Vela (66), José Antonio Castro (74) e Guillermo Franco (90).
Perante a desolação de quase 80 mil espectadores, que esperavam a vitória da selecção norte-americana, até pelas dificuldades sentidas pelo México na fase de qualificação para o Mundial, esta goleada representa o quinto título para os mexicanos, que há mais de dez anos não conseguiam vencer a selecção americana no seu país.
Como se vê "não há mal que sempre dure nem bem que não se acabe", diz o ditado popular. Depois de uma fase de qualificação sem qualidade, o México, com o novo treinador, Javier Aguirre, deu a volta ao texto. Por sua vez os EUA, depois de uma brilhante Confederations Cup, onde atingiu a final, sofreu um vexame desta dimensão!

Turco?


HAZIRLIK MAÇI
Maç Sonu: Gaziantepspor 2-2 Fc Zwolle


Takımımız Hollanda kampının son hazırlık maçında Hollanda 2. lig takımlarında Fc Zwolle ile 2-2 berabera kaldı. Gaziantepspor 1.YARI: Mahmut , Deumi, Soner, Bülent, Erkan, Ertan, Serdar, Ferdi, Tevfik, Olcan, Ahmet Arı 2.YARI: Mahmut (Dk.79 Cuma),Deumi, J.Cesar Correia, M.Yozgatlı, Zurita, Tabata, Cenk, Erman Özgür, Hakan Bayraktar, J.Cesar Souza, Beto Goller: Dk.58 Julio Cesar de Souza, Dk.78 Tabata (Gaziantepspor) Dk.22 ve Dk.90 (Fc Zwolle)


Não sei turco, mas percebo que no jogo do Gaziantepspor, de José Couceiro, na Holanda, no seu último jogo neste país, empatou com o Zwolle por 2-2. Nos jornais só se fala do Inter, do Chelsea, do Real Madrid, mas na Turquia também há bastantes portugueses!


segunda-feira, julho 27, 2009

Justiça

"Em Portugal existe uma justiça para ricos e outra para pobres. Temos uma justiça a sério quando é para investigar o pilha-galinhas e uma justiça a brincar quando se trata de pessoas de uma determinada condição social e económica. O que se investiga em Portugal são os homicídios e o roubo, já que para a grande criminalidade económica-financeira e a grande corrupção 'brinca-se à investigação' "
Atenção, não fui eu que disse isto, foi o Juíz-Desembargador Rui Rangel...

Sir Bobby Robson






Football match honours Sir Bobby







Thousands of football fans crowded into Newcastle's St James' Park ground for a m

An England side, featuring Alan Shearer and several members of the 1990 World Cup squad including Paul Gascoigne, beat a Germany team 3-2.




The game was a repeat of the 1990 World Cup semi-final when England, managed by Sir Bobby, lost on penalties. atch to support football legend Sir Bobby Robson.


http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/england/8169351.stm



Conheci Bobby Robson em 1986, em Braga. Portugal jogava com a RDA num encontro de preparação para o Mundial do México e eu acompanhava a selecção alemã como elemento da ligação da FPF. Bobby Robson ficou instalado no hotel onde me encontrava e tive oportunidade de falar um pouco com ele. Mais tarde como treinador do FC Porto, foi convidado por António Oliveira, para jantar com a Selecção Nacional, antes do Euro 96, e aí conheci-o um pouco melhor. Pela sua atitude perante a vida, educação e capacidade, admiro-o profundamente. Saúde é o que lhe desejo.


Aconselho uma visita ao sítio da sua fundação http://www.sirbobbyrobsonfoundation.org.uk/



A Secreta e o Futebol

VIOLÊNCIA ORGANIZADA NO FUTEBOL

O SIS acompanha também o fenómeno da violência organizada no futebol, a qual apresenta riscos consideráveis para a ordem pública e a segurança interna.
Nos últimos anos, grupos de adeptos que encaram a violência como uma componente normal dos desafios de futebol, têm protagonizado repetidamente agressões e confrontos graves no interior e no exterior dos estádios assim como a vandalização sistemática de espaços públicos e privados.

SANTIAGO DE COMPOSTELA, ESPANHA - 08OUT2003      Destruição no estádio de San Lazaro, após o jogo entre o SD Compostela e o Deportivo La Coruña para o campeonato espanhol, em que morreu um adepto apanhado no confronto entre as claques.                                                  Autor: LAVANDEIRA JR
A existência de núcleos de adeptos violentos do futebol é agravada pela sua ligação a grupos extremistas neo-nazis, como os Skinhead. Esta situação tem sérias implicações securitárias, em cuja prevenção o SIS tem naturalmente um papel a desempenhar.

HOOLIGANISMO

Historial
Os jogos de futebol estão relacionados com a violência desde o século XIII, em Inglaterra. Na idade média, os jogos constituíam verdadeiros rituais e uma forma de aldeias inteiras participarem numa disputa por terrenos ou outros benefícios, ou de resolverem questões com outras aldeias ou entre famílias.
Mais tarde, na transição do século XIX para o século XX, o jogo tinha-se tornado um passatempo de nobres e de elites sociais, até ser “reivindicado” pelas classes trabalhadoras e transformado num desporto realmente “popular”.
Foi na década de sessenta e em Inglaterra que a actual forma de violência desportiva conhecida como “hooliganismo” teve a sua origem, tendo sido exportada para o resto da Europa ao longo da década de setenta.

O Fenómeno
O hooliganismo pode ser considerado especificamente como um problema de violência desportiva, mas também pode ser perspectivado numa vertente mais vasta, de delinquência juvenil e do surgimento de sub-culturas marginais.
Embora o fenómeno assuma diferentes vertentes nos diversos países em que tem mais expressão, há algumas semelhanças no que diz respeito aos estágios de desenvolvimento do problema. Na maior parte dos casos, há um estágio inicial de violência esporádica dirigida contra os árbitros e jogadores, só mais tarde surgindo a violência entre grupos de adeptos diferentes, ou entre estes e a polícia, dentro dos estádios. O último grau de violência a surgir é o que transborda para fora dos estádios, sendo frequentemente acompanhado não só da violência entre grupos rivais e as forças de segurança, mas também de actos de vandalismo.
Na maior parte dos países, a violência surge sobretudo entre clubes e não tanto com a selecção nacional e o vandalismo surge sobretudo da parte dos grupos que estão de “visita” e não dos que estão “em casa”.

O SIS está preocupado com o futebol. Tem razões para isso.

Toda a notícia no SIS

domingo, julho 26, 2009

Alberto Contador




Alberto Contador corre atrás do futuro. Vai tentar bater o recorde do seu ainda companheiro Lance Armstrong que venceu o Tour por 7 vezes. Hoje venceu pela segunda vez. O nosso compatriota ficou em 35º lugar e teve um papel importante na Astana, no apoio ao vencedor do Tour. Jacinto Paulinho



Toda a história aqui no http://www.lequipe.fr/



O BES e Madoff - A justiça espanhola e a portuguesa

Recebi um comentário vindo de Espanha, em nome de Hector, que é uma autêntica maravilha. Vejam bem!

Un gijonés recupera medio millón de euros de un fondo de Madoff por sentencia judicial


El juez obliga al Banco Espírito Santo a devolver el dinero por no informar a su cliente de que había hecho una inversión de alto riesgo






J. M. CEINOS
El Banco Espírito Santo, la primera entidad crediticia privada portuguesa, ha sido condenado a pagar medio millón de euros a un empresario gijonés que perdió esa cantidad de dinero en un fondo de inversión del que no fue informado y que resultó «infectado» por las turbulencias financieras del año pasado en Estados Unidos, protagonizadas por la quiebra de la entidad bancaria Lehman Brothers y por las operaciones especulativas de alto riesgo del «broker» Bernard Madoff.

Juan Carlos Llavona Calderón, titular del Juzgado de primera instancia número 6 de los de Gijón, dictó una sentencia con fecha del pasado 14 de julio, en la que condena al Banco Espírito Santo a indemnizar al demandante «en la cantidad de 500.000 euros, imponiéndole, asimismo, las costas causadas por este procedimiento». La sentencia puede ser recurrida por el banco portugués ante instancias judiciales superiores.

El empresario gijonés había firmado un contrato «de gestión discrecional e individualizada de carteras de inversión» con el Banco Espírito Santo el 30 de enero de 2006, en virtud del cual la entidad crediticia portuguesa «llevaría a cabo la actividad de gestión encomendada del patrimonio aportado» por el empresario, «con un valor de 3.325.483,68 euros».

La condición era que la inversión se realizase en «fondos conservadores», es decir, de menores rendimientos económicos pero también aminorando los riesgos. A mediados del año pasado, cuando comenzaron las turbulencias financieras en los Estados Unidos, el empresario gijonés empezó a retirar sus fondos, salvo 500.000 euros, que el Banco Espírito Santo había colocado, a través del BBVA, en «el producto estructurado Fairfield Leveraged, que integraba el 15 por ciento de la cartera gestionada».

En la sentencia del magistrado Juan Carlos Llavona Calderón se indica que el empresario «en ningún momento fue informado del producto de que se trataba ni de que éste no respondía al perfil conservador definido en el contrato, al tratarse de fondos hedge funds considerados de alto riesgo, y cuya inversión permanecía pignorada en garantía de un préstamo de 300.000 euros».

El magistrado añade que dicha inversión «no había sido querida ni aceptada» por el empresario gijonés, que reside en Somió, «y coincidiendo con una situación financiera que se encontraba desequilibrada, con oscilaciones muy acusadas y falta de liquidez, llegó a producirse la pérdida total de dicha inversión, que en apenas mes y medio quedó reducida a un valor cero, entendiendo por ello que ha existido un incumplimiento por parte de la entidad gestora».

Asimismo, el magistrado abunda en que el Banco Espírito Santo no informó al cliente «del riesgo que corría la inversión, tratándose de un producto que no se adaptaba al perfil especificado en el contrato (conservador) y no haber diversificado el riesgo combinando el porcentaje de la inversión en distintos productos como se venía haciendo anteriormente».





Toda a notícia aqui em http://www.les.es/

Ricardo Costa no Saragoça



Ricardo Costa no Saragoça: «Vou para a melhor liga do mundo»

Ex-defesa central do F.C. Porto sai do Wolfsburgo em alta


«Está tudo tratado entre mim e o Saragoça e também entre os clubes. Amanhã parto para Espanha e espero começar já a treinar na segunda-feira», explicou Ricardo Costa. O emblema espanhol vai pagar dois milhões de euros ao Wolfsburgo pelo internacional português, numa temporada em que regressa ao principal escalão espanhol e em que aposta forte no sucesso.



«O projecto deles é interessantíssimo. Não mudo por mudar. Eles querem ficar nos primeiros lugares do melhor campeonato do mundo e lutar pela Liga Europa. Vou para um clube histórico, ambicioso e só peço que não tenha lesões. Fiz duas boas temporadas no Wolfsburgo e ainda podiam ter sido melhores se não fossem os problemas físicos que tive.»


Além da conquista da Bundesliga, Ricardo Costa foi quase sempre uma das primeiras escolhas e chegou a envergar a braçadeira de capitão do Wolfsburgo. Em duas temporadas fez 31 jogos e marcou cinco golos no campeonato alemão. Agora, aos 28 anos, parte para uma nova fase na carreira."


Toda a notícia no Mais Futebol

O Tour quase no fim



Como se esperava, Alberto Contador vai terminar em 1º lugar e Lance Armstrong em 3º, e será com naturalidade que esta ordem acontecerá no podium final. A final hoje em Paris será o render da guarda do Rei para o Príncipe? Sérgio Paulinho em 35º da geral.



Toda a notícia no l'équipe.

sábado, julho 25, 2009

Manuel Cajuda


"Sou mais inteligente do que pareço"
Manuel Cajuda

À ganda Manel, é assim mesmo. Corra tudo bem!

Humberto Coelho


Humberto Coelho ao DN de ontem e respondendo à seguinte pergunta do jornalista:

"Esperava continuar como Seleccionador?

- Talvez esperasse, acho que esperava."


Meu caro Humberto, li com interesse a sua entrevista ao DN de ontem mas não posso deixar de lhe dizer que estranho a sua resposta. Se bem me lembro, imediatamente após o final do jogo Portugal/França, você pediu-me para eu ir chamar o Presidente da FPF, Gilberto Madaíl, porque pretendia falar-lhe com urgência. Pensámos todos que teria a ver com os incidentes do final do jogo, mas não, foi para apresentar o seu pedido de demissão do cargo, apesar da insistência do Presidente para que não o fizesse. Esta é verdade dos factos. Até hoje ainda não consegui perceber a sua reacção, dado que apesar da existência de alguns problemas internos, julgo que ultrapassáveis, havia condições para a sua continuidade, sobretudo atendendo ao desempenho da Selecção Nacional e ao resultado final no Euro 2000. A decisão foi sua. O tempo, já lá vão nove anos, não pode apagar a verdade dos factos.









Partir ou Chegar?

Há mais gente a abandonar Portugal
Público



Segundo o Público de ontem há mais gente a abandonar Portugal. No entanto no mesmo diário lê-se que o Sporting anda atrás de César Gonzalez "El Maestrico". Será que a primeira estatística contempla os jogadores de futebol? Não me parece, dada a quantidade que diariamente vem chegando à Portela ou ao Francisco Sá Carneiro.

sexta-feira, julho 24, 2009

Jorge Andrade - 2 -

Reverendo sul-coreano patrocina Jorge Andrade


"O defesa-central está em Málaga e quer voltar a jogar. A Peace Cup, organizada pela Igreja Unificada da Coreia do Sul, é a porta de entrada

Há homens que saem de casa para comprar cigarros e nunca mais voltam. E há aqueles que dizem ter saudades de casa mas demoram a voltar. É o caso de Jorge Andrade, que saiu de cena em Setembro de 2007, com uma lesão no joelho esquerdo, e regressa surpreendentemente aos relvados (a sua casa), pelo Málaga, na Peace Cup, a taça que reúne 12 equipas em seis estádios espanhóis de cinco cidades. Ou seja, 22 meses depois, o central português dá um ar da sua graça e vê o oásis à sua frente."

In: ionline

Vamos a ver se vai dar. Vou fazer força para que tudo corra pelo melhor!

Rui Cartaxana

Faleceu Rui Cartaxana, antigo Director de "Record". Jornalista arguto, polémico, vai deixar mais um espaço vazio num jornalismo com cada vez menos referências.

"O jornalista Rui Cartaxana, de 79 anos, que foi diretor de Record entre 1986 e 1998, faleceu na manhã desta sexta-feira, em Lisboa. Desempenhou também as funções de Provedor dos Leitores, entre 2005 e 2008, e era atualmente colunista do Record Online.

Rui Cartaxana dirigiu Record ao longo de 12 anos, fazendo a transição do jornal para diário, em 1995. Antes, tinha sido o primeiro diretor a conseguir ultrapassar a barreira dos 100 mil exemplares de tiragem por edição, o que ocorreu em agosto de 1987."

O Futebol e um MBA

Mais vale ir ao futebol do que a uma aula de MBA

por Jorge Fiel





"Jardim Gonçalves, que também fez na vida muitas coisas de aplaudir, costumava dizer que não se devem tratar os filhos todos da mesma maneira, pois são diferentes uns dos outros. Usava esta imagem para explicar porque estruturou a oferta do banco em diversas redes, uma estratégia de segmentação reconhecida como uma das razões do rápido sucesso do BCP, o primeiro banco a perceber que Américo Amorim, o seu motorista e o director financeiro da Corticeira Amorim não podiam ser todos tratados da mesma maneira, pois tinham patrimónios e necessidades diferentes.


Quando contou num livro algumas das histórias da sua passagem dourada pelo FC Porto, José Mourinho declinou de uma forma ainda mais rica a regra de que é errado tratar os filhos todos da mesma maneira. Conta Mourinho, que chamou Sicrano para uma conversa a dois, antes de o lançar pela primeira vez na equipa, e lhe explicou que não tinha de estar nervoso com a estreia. Mesmo que o jogo lhe corresse mal, era garantido que seria titular no fim-de-semana seguinte. Já quando se tratou de anunciar a titularidade a Beltrano, o treinador avisou-o de que a estreia era uma oportunidade única. Se ele a desperdiçasse, bem podia pensar em ir tratar de vida, porque no Porto não teria futuro.


Mourinho é bem sucedido porque percebe como funciona a cabeça das pessoas que lidera e é capaz de adaptar a mensagem ao destinatário. Sabia que Sicrano reagia mal à pressão, por isso pô-lo à vontade. Sabia que Beltrano só conseguia elevadas performances sob pressão, por isso tratou de o pôr em tensão. Os aspectos mais importantes e dramáticos da vida estão condensados num jogo de futebol, que é um compêndio onde se pode aprender a desembrulhar-nos neste mundo em acelerada mudança, em que as dez profissões mais procuradas em 2010 não existiam há seis anos. Pode aprender-se mais com um jogo de futebol do que numa aula de MBA..."


Um artigo muito interessante de Jorge Fiel, ontem publicado no DN

Chico Buarque - 2 -




"Ninguém vai querer saber se porventura meu trisavô desembarcou no Brasil com a corte portuguesa. De nada adianta me gabar de ele ter sido confidente de dona Maria Louca, se aqui ninguém faz ideia de quem foi essa rainha..."




In: "leite derramado" de Chico Buarque



Conforme prometi li o "Leite Derramado" de um só fôlego. Grande escritor, grande livro, aconselho vivamente!

Berlusconi


"Eu não sou nenhum santo"


disse Berlusconi à comunicação social. Será que ele acreditava que nós tivéssemos essa ideia?


Até ter ouvido e lido os comentários de Patrizia D'Addario, achava até que era mais que santo, era um verdadeiro santinho! Mas se o próprio desmente!

quinta-feira, julho 23, 2009

Sporting CP/Twente

Sporting: alemão apita primeira mão com o Twente
José Eduardo Bettencourt, quer um conselho? Hum...! Português fácil mas entendível!

Notícia no Mais Futebol

Sven-Goran Eriksson


Eriksson no Notts County do quarto escalão inglês





"O treinador sueco Sven-Goran Eriksson, que já orientou por duas vezes o Benfica, é o novo director desportivo do Notts County, da quarta divisão do futebol inglês, anunciou hoje o clube.Sven-Goran Eriksson, de 61 anos, que conta no seu vasto currículo de treinador com passagens por diversas selecções e destacados clubes europeus, regressou a Inglaterra após deixar o comando técnico da selecção do México."Estou particularmente motivado para este trabalho, que constitui uma oportunidade única para ajudar a construir um clube a longo prazo", disse Eriksson, que chegou a ser arma de campanha do candidato Paulo Pereira Cristóvão à presidência do Sporting. O histórico Notts County, fundado em 1862 e tido como o clube mais antigo do Mundo, milita actualmente na "League Two" de Inglaterra e foi recentemente adquirido por um consórcio do Médio Oriente. O treinador será também accionista do clube e o seu vencimento dependerá do resultado desportivo da equipa, refere o clube, conhecido por "los magpies", no seu sítio na internet."



Não deve ser por dificuldades financeiras que vai assumir este cargo. De qualquer forma para quem em 2006 foi seleccionador de Inglaterra, um dos cargos de maior prestígio no futebol mundial, e ainda há pouco tempo, seleccionador do México, é estranho que se submeta a uma descida tão profunda, diria, quase ao "inferno". Mas enfim, cada um sabe de si.

Toda a notícia no DN

Jorge Andrade

Portugal/Bolívia, Junho de 2003


Jorge Andrade encontra-se a treinar no Málaga à experiência. Conheço bem o seu calvário desde que se lesionou antes do Mundial 2006. Apesar de recuperado e de ter feito contrato com a Juventus, entretanto rescindido por acordo das partes, voltou à mesa de operações mais que uma vez. Pelo seu espírito aberto e força de vontade, merecia um pouco de sorte neste momento em que tenta voltar à competição.










Toda a notícia em Mais Futebol.

O Twitter no Tour

No Twitter, americanos da Astana questionam ataque de Contador

por Everaldo Marques, blogueiro do ESPN.com.br


"Nem bem terminou a 17ª etapa da Volta da França e veio a público mais uma demonstração que o clima na equipe Astana continua longe de ser harmônico. Através do Twitter, a rede social da moda, dois ciclistas norte-americanos do time cazaque questionaram o ataque de Alberto Contador na penúltima meta de montanha de hoje.

Levi Leipheimer, que abandonou o Tour há alguns dias depois de fraturar o osso do punho e agora acompanha a prova apenas como espectador, foi o primeiro a criticar a atitude do espanhol. “Se Andreas terminar em 4º lugar na classificação geral a menos de dois minutos do 3º, já sabemos onde ele perdeu o pódio...”. A mensagem foi “retwitada” por Lance Armstrong minutos depois. “Muitas questões sobre porque AC (Alberto Contador) atacou e deixou Kloden para trás. Eu também ainda não sei o motivo”, acrescentou o heptacampeão.

Uma hora depois, Leipheimer voltou à carga, desta vez para “aliviar” um pouco nas críticas a Contador. Primeiro, disse que Alberto continuar com a camisa amarela era a coisa mais importante para a Astana. Depois, disse que o que a manobra mal-feita pode ter surgido a partir de uma falha de comunicação entre Contador e Kloden, pois Contador teria perguntado ao alemão sobre o ataque e entendeu um “OK” como resposta, dando sinal verde para o arranque. Leipheimer afirmou que a confusão pode ter ocorrido porque os dois ciclistas – um espanhol, outro alemão – se comunicam em inglês.

Vale lembrar que Lance Armstrong deve anunciar amanhã a criação de uma equipe norte-americana, na qual ele provavelmente terá a companhia do diretor-esportivo Johan Bruyneel, que já avisou que não continua na Astana em 2010. O novo time deve surgir de um esforço de empresas como a fabricante de bicicletas Trek e a gigante de material esportivo Nike, parceira de Armstrong há muitos anos e fabricante da pulseira Livestrong, símbolo do combate ao câncer."

Toda a notícia

quarta-feira, julho 22, 2009

Á atenção de Vitor Pereira

Justifica-se que no próximo curso de árbitros seja introduzida uma nova área de intervenção denominada "Quantas fintas um jogador pode dar"! O insólito no futebol.

In: Mais Futebol

Importamos jogadores, exportamos jogadoras!


Mónica Gonçalves primer fichaje del Cajasol Sporting

En el día de ayer el Cajasol Sporting Club de Huelva se ha hecho con los servicios de la jugadora portuguesa Mónica Gonçalves, de 21 años de edad. Es uno de los más firmes valores del fútbol luso y a pesar de su juventud ya ha debutado con la selección absoluta de su país.

Mónica Gonçalves es el primer refuerzo de cara a la temporada 2009-2010, es una jugadora zurda que puede jugar tanto de lateral como de extremo izquierdo, llega a Huelva cargada de ilusiones y espera hacerse con un hueco en el once titular, en una demarcación donde el equipo ha tenido carencias en las últimas temporadas.



Mais uma jogadora portuguesa a jogar em Espanha. Desta vez é Monica Gonçalves, internacional Sub/19 e por três vezes internacional"AA".




Notícia no site do clube

Maniche - 2 -



“Vim para Colónia para ter sucesso”



Volte-face e Maniche vai jogar na Alemanha. O médio de 31 anos, que estava em final de contrato com o Atlético de Madrid, tinha tudo acordado com os turco do Ankaraguçu, mas divergências de última hora levaram o internacional português a assinar um contrato de duas épocas com a também equipa do ex-benfiquista Petit, o Colónia.


Anka quê? Afinal Maniche vai para Colónia o que parece ser uma boa notícia. Especialmente para o próprio, dado que vai jogar num grande clube, num grande estádio e reencontrar um companheiro de Selecção Nacional.

Até parecia mal!


Oliveira e Costa fica em prisão domiciliária


Oliveira e Costa, arguido no caso BPN e que se encontra em prisão preventiva, vai passar a ficar com "obrigação de permanência na residência", vulgo prisão domiciliária, por decisão de hoje do juiz Carlos Alexandre, segundo o DN de ontem.
Madoff pede a naturalização portuguesa já. Talvez ainda vás a tempo!





terça-feira, julho 21, 2009

Shamrock Rovers / Real Madrid


Comparar o incomparável! É esta a lei do futebol actual! De qualquer forma convém ir lembrando e analisando!
Colaboração de Claude Moreira

Doping

Afinal parece que há alguém que se preocupa com o assunto levantado por Fernando Mendes!

Política nos EUA


Cresci com a ideia e convicção que do outro lado do Atlântico Norte, só existiam imperialistas e gente que lançava o mal por todo o mundo. Hoje espanto-me com o que vou lendo e ouvindo acerca de Obama um homem e político único e diferente do que já vimos em qualquer momento da nossa história comum. Não é no entanto sobre ele que coloco este post, transcrevendo um pedaço de texto de uma entrevista que li no Público:



"Este livro é sobre como vejo os desafios que temos de enfrentar. Temos de encontrar uma maneira de conseguir um acordo global em matéria ambiental e energética. Temos de encontrar forma de atenuar os aspectos nagativos da globalização, que, para mim, se traduzem no no aumento crescente do fosso entre ricos e pobres. Há hoje menos gente pobre no mundo mas esse gap aumentou, e penso que isso é muito negativo. Temos de descobrir a forma de chegar a um acordo sobre a não profliferação nuclear e temos de combater o terrorismo sem criar mais terroristas."



Este texto poderia ser de um qualquer dirigente do BE ou do PS de esquerda, mas não é, pertence a Madeleine Albright, antiga Secretária de Estado de Bill Clinton, numa entrevista concedida a Teresa Sousa e publicada ontem no Público. Para reflexão da nossa classe política agarrada à pequenez das suas ideias.

Beckham e os insultos




Milan e Galaxy empatam, Beckham desentende-se com adeptos
Ambiente de tensão entre médio inglês e público norte-americano



O Milan empatou com o LA Galaxy (2-2) no primeiro jogo da digressão norte-americana. O reencontro dos «rossoneri» com David Beckham não foi de boa memória para o inglês, que foi fortemente vaiado pelos seus próprios adeptos e não se ficou.
Foi o primeiro encontro de Beckham no seu terreno desde o regresso aos Estados Unidos. E os adeptos do Galaxy não lhe perdoaram ter virado costas ao «soccer». Nem ter recentemente entrado numa guerra de palavras com Landon Donovan, a estrela da equipa, ou admitido que conta voltar à Europa no final do ano, para agarrar a oportunidade de ir com a selecção inglesa ao Mundial 2010.
Além das vaias quando tocava na bola, Beckham ouviu insultos e viu faixas críticas nas bancadas. Ao intervalo teve de ser escoltado pela segurança, quando se dirigia aos balneários, mas decidiu aproximar-se das bancadas para confrontar os adeptos. Um deles saltou a vedação e tanto ele como Beckham foram interceptados pela segurança, antes que a situação ganhasse maiores proporções.




No primeiro jogo do Euro 2000, Portugal venceu a Inglaterra por 3-2, num jogo memorável, disputado em Eindhoven, e depois de estar a perder por 2-0 ao fim dos primeiros vinte minutos de jogo. No final do jogo, alguns adeptos ingleses, desiludidos com a sua equipa, juntaram-se junto do túnel e quando David Beckham passou gritaram este mimo: "Espero que o teu filho morra de cancro". Estava com o José Carlos Freitas, na altura assessor de imprensa da selecção nacional, junto ao túnel e ficámos ambos horrorizados com o que ouvimos. Beckham em recente entrevista falou nesse assunto para dizer quanto essas palavras o tinham magoado.




Toda a notícia aqui no Mais Futebol

Marinho Pinto

"Começam demasiado novos e, na generalidade, têm demasiada soberba, actuando segundo uma lógica de poder e não de serviço público. É preocupante a dimensão antidemocrática do poder que têm na sociedade contemporânea"
Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados, em entrevista ao Expresso e falando sobre os Juízes portugueses.
Tem coragem o Bastonário. Enfrentar poder tão forte não é para qualquer um!

segunda-feira, julho 20, 2009

Palhaço ou Político

"Eu continuo a ser apenas uma coisa - um palhaço. O que me coloca a um nível bem mais alto que o de qualquer político"

Charles Chaplin
In: Expresso

Manuel José

Segundo vários órgãos de comunicação social, Manuel José, antigo e vitorioso treinador do Al-Ahly, do Egipto, terá tido comentários negativos sobre o clube e alguns jogadores, o que terá levado a associação da imprensa desportiva do país a solicitar ao governo que o impeça de entrar no Egipto. Como já disse num post anterior, estive no Egipto em 2006 e verifiquei que Manuel José era um verdadeiro ídolo para os adeptos do clube que treinava, pelo que estranho esta tomada de posição da crítica desportiva egípcia. Por razões que desconheço, tinha nos meus arquivos uma imagem de Manuel José tirada de um jornal local. Embora não saiba árabe - há por aí alguém que possa ajudar? - estou certo que o artigo anexo só deve elogiar o nosso compatriota.

Alberto Contador


Alberto Contador é o melhor e vou ajudá-lo a vencer o Tour, disse Lance Armstrong após a etapa de ontem.



Toda a notícia aqui, no l'équipe.

domingo, julho 19, 2009

BPP - Vamos lá a safar o coitado

João Rendeiro, antigo presidente do BPP, gastou 1,2 milhão de euros num dos fundos geridos por Bernard Madoff, autor da maior fraude de sempre nos EUA.

O semanário "Sol" avança que entre Outubro e Novembro de 2008 a administração do BPP, na altura liderada por João Rendeiro, comprou cerca de 1.224 unidades de participação num fundo de investimento gerido por Madoff, que seria detido cerca de um mês depois desta aquisição.

Segundo o jornal, que cita uma auditoria da Delloite, na altura em que o BPP investiu 1,2 milhões no Farifield Sentry, uma das sociedades de Madoff mais afectadas pela crise, já os títulos tinham um valor de mercado igual a zero.

Resultado? O BPP registou menos-valias iguais ao valor do investimento e acabou por vender esta participação a uma ‘offshore' controlada pelo banco

http://economico.sapo.pt/

Isto vai de mansinho. O azar do Madoff é não ser português, de certeza que se tinha safado!

Torneio da Lusofonia

Lusofonia: Cabo Verde campeão, Portugal segundo, Angola protesta
Selecção venceu por 4-1, em jogo marcado por protesto
Portugal venceu a selecção de Angola nos II Jogos da Lusofonia e conquistou assim a medalha de prata, numa prova que Cabo Verde venceu. A selecção nacional esteve a perder depois do golo de Amâncio aos 23 minutos, mas viou o resultado e acabou por golear a congénere angolana por 4-1, naquela que foi a terceira vitória na competição, depois da derrota inaugural para Cabo Verde.

A selecção nacional sub-21 deu a volta com duas grandes penalidades convertidas por Rui Fonte e Bura, aos 45 e 72 minutos respectivamente. O «penalty» batido por Bura, que originou a expulsão de Debele, criou grande incómodo junto dos adeptos angolanos, que não se conformaram com a decisão do juiz e protestaram saindo em massa do Estádio Nacional, relata a Lusa. André Santos fez o 3-1 aos 74 minutos e aos 80 Licá fechou o resultado, frente a nove jogadores angolanos.

Cabo Verde venceu Moçambique por 2-0 e conquistou a medalha de ouro, a primeira do país nos Jogos da Lusofonia 2009



http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/lusofonia-portugal-angola/1076628-1490.html


Para um conjunto de jogadores que se encontravam em férias, alguns deles ainda sem clube, e sem alguma vez terem competido em conjunto, acabou por tornar-se numa participação honrosa. Esta foi também a última vez que Rui Caçador orientou este escalão.

Chico Buarque

"mas Chico é nome de escritor ruim"

Na sua primeira entrevista sobre "Leite Derramado", Chico Buarque abre a porta de casa e do novo romance. "Making of" de um livro, de um músico, de um escritor e de um herói brasileiro, não necessariamente por esta ordem

"Esqueçam os olhos, o sorriso, a classe e o charme. Chico Buarque, 65 anos, é muito mais do que isso. "Eran las cinco en punto de la tarde" quando o escritor e compositor brasileiro abriu a porta de casa, no Alto Leblon, no Rio de Janeiro, para dar a sua primeira entrevista sobre "Leite Derramado". Dias antes, tinha sido a atracção da 7ª Festa Literária Internacional de Paraty, onde participou numa divertida mesa-redonda com o escritor brasileiro Milton Hatoum e falou pela primeira vez sobre este romance que saiu no Brasil há meses e pouco d epois foi publicado em Portugal pela Dom Quixote."

In: Público - Isabel Coutinho

http://ipsilon.publico.pt/livros/texto.aspx?id=236612

Conheci Chico Buarque durante a realização do último jogo das Estrelas do Luís Figo em Portugal, salvo erro em 2007, no estádio Alvalade. A cantar, a jogar ??? e a escrever é um dos maiores. Vou ler este livro na próxima semana. Depois digo se é ruim!

sábado, julho 18, 2009

Eu twitto, tu twittas, ele twitta

Fica o alerta aos jogadores da liga portuguesa: cuidado com as críticas aos árbitros através do Twitter. Atentem no exemplo que vem dos Estados Unidos: Brian Ching é jogador dos Houston Dynamo, equipa da MLS, e chamou «ladrão» ao juiz do jogo frente aos Seattle Sounders. Os responsáveis pela organização do campeonato estavam atentos e puniram o avançado com uma multa de 355 euros.

«Em Seattle, o árbitro acaba de roubar o Dynamo. Que piada. Não chegou nem perto. O árbitro é um ladrão», escreveu Brian Ching na sua página depois de um colega ter afastado a bola sobre a linha de golo e ter visto o juiz a validar o tento à equipa de Seattle.

Para adensar a novidade de tudo isto, resta dizer que Brian Ching nem estava em campo, pois encontrava-se na Gold Cup em representação da selecção dos EUA. Apesar das desculpas pedidas, o jogador não escapou à punição.




In: Mais Futebol

Cuidado pessoal. Eles "andem" aí!

Motards - 2 - e Gripe A

Gripe A pode vir em duas rodas


É uma das maiores concentrações da Europa e atrai motards vindos de toda a parte. Organizadores do evento de Faro, que hoje arranca, admitem que o contágio da gripe A é possível, mas afirmam que não se trata de um local de risco.






Segundo o Expresso

Uma no cravo, outra na ferradura

PLATINI NO SEU MELHOR
O presidente da UEFA e ex-internacional francês, Michel Platini, voltou a falar de Cristiano Ronaldo e das finanças do mundo do futebol em entrevista ao jornal italiano LEspresso. Quando lhe perguntaram quanto custaria hoje em dia o seu passe, com 23 anos, atirou: «Se Ronaldo custou 92, eu custaria 93 milhões.» «Mas talvez do velho franco francês», brincou. Depois, voltou atrás: «Platini não custaria porque respeitava os compromissos e ficava no seu clube até ao final do contrato.»
Artigo completo no Mais Futebol
Parece que a primeira transferência de um futebolista antes do final de contrato foi a de Cristiano Ronaldo. Parece, mas não foi... A saga continua!

Motards 1

Fujam putos. Boa!

sexta-feira, julho 17, 2009

O Tetra do Brasil


Carlos Alberto Parreira

"Nem tive tempo para curtir o tetra"



"Parem as máquinas! Hoje é 17 de Julho. Dia da final do Mundial dos EUA. O Brasil de Parreira e a Itália de Sacchi defrontam-se no Rose Bowl, sob calor sufocante e sol a pique (12 horas em Los Angeles). Quem ganhar, é tetra. Mas a final é uma treta. Insossa, sem emoção nem golos. E arrasta-se por 120 penosos minutos até chegar às grandes penalidades.

Hoje é 17 de Julho. Dia do 15.o aniversário do tetra brasileiro. Por detrás desse incrível feito, um homem acima dos demais, sem o devido reconhecimento: Carlos Alberto Parreira, também presente no tri, 24 anos antes, no México-70, como preparador físico de uma equipa liderada por Mário Zagallo.

Em 1994, os papéis como que se invertem: Zagallo é uma figura de segundo plano (com o pomposo cargo de coordenador) e Parreira surge como seleccionador."


O futebol, é muitas vezes injusto para quem consegue resultados. Para Carlos Alberto Parreira tem sido assim! Alguns analistas continuam a falar mais positivamente da equipa de 1982, que perdeu, do que da 1994 que ganhou. Para a história fica esta última. A de 1982 limitou-se a ser um grupo de excelentes jogadores.

http://www.ionline.pt/conteudo/13673-carlos-alberto-parreira-nem-tive-tempo-curtir-o-tetra---video

Isto vai aquecer!

Pinto da Costa apoia candidata Elisa Ferreira à Câmara do Porto

por Agência Lusa, Publicado em 17 de Julho de 2009
"A candidata do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal do Porto, Elisa Ferreira, conta a partir de hoje com o nome do cidadão Jorge Nuno Pinto da Costa na sua Comissão de Honra.

O desafio, lançado por Elisa Ferreira ao presidente do FC Porto durante uma visita ao "Coração da Cidade", foi aceite na hora por Pinto da Costa, colaborador regular da instituição particular de apoio e acção social.

Na casa onde funciona a instituição, que pertenceu à velha glória portista Hernâni, Pinto da Costa associou-se a Elisa Ferreira no desejo de construir uma cidade mais humana dado que as pessoas são a sua essência.

"Se calhar, em vez de gastar milhões a fazer barulho e a cercar as pessoas nas casas, com esse dinheiro, no Porto, ninguém dormia na rua", defendeu Pinto da Costa, aludindo às corridas de automóveis na Boavista.

O dirigente portista referiu mesmo, a titulo de exemplo, que sofreu directamente com as barreiras na Boavista, já que o sogro não pôde ir ao hospital porque lhe fecharam a garagem, às cinco da manhã, com ferros."


In: Ionline

http://www.ionline.pt/conteudo/13798-pinto-da-costa-apoia-candidata-elisa-ferreira--camara-do-porto

Da bancada vê-se melhor?

"Mourinho fez aquele ar «à Mourinho», encolheu os ombros e disse: «É um amigável, é apenas um amigável!».

Falava-se de Ancelotti, do Inter, do Chelsea e de um jogo de preparação que está marcado para um dia destes, entre as duas equipas. Os jornalistas italianos queriam fazer desses noventa minutos um ajuste de contas entre treinadores. O português acabou a dizer que provavelmente iria para a bancada, local melhor para observar."


Um artigo interessante de Luís Sobral no Mais Futebol.