quinta-feira, julho 16, 2009

Francisco Lázaro

"Lázaro morreu porque utilizou produtos nocivos"

por , CIPRIANO LUCAS

Gustavo Pires
Professor catedrático na Universidade Técnica de Lisboa

Francisco Lázaro morreu faz hoje (ontem) 97 anos, um dia após participar na maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo. Segundo a sua investigação, o português não morreu de insolação, como diz a autópsia, mas foi sim vítima de utilização de substância hoje consideradas doping?

Na época não havia controlo nenhum. Vivia-se um tempo de tecnologia, de descoberta. Recordo que o primeiro vencedor da maratona, o grego Spiridon Louis, era um precursor desses produtos. Era considerado normal na época.

O que é a "emborcação"?

A ideia era utilizar produtos que pudessem, segundos os dados técnicos da altura, atingir o aumento da resistência, controlo do esforço da fadiga através do cérebro. A "emborcação" era muito comum entre os atletas não só do pedestrianismo como do ciclismo. Este tipo de substâncias fazia parte da cultura do tempo pelo que não pode ser visto aos olhos dos nossos dias.

Que substâncias eram essas?

Num artigo intitulado "A Emborcação no Treino", da revista Tiro e Sport de 15 de Setembro de 1910, é descrito que a emborcação assegura a elasticidade e perfeita maleabilidade dos músculos de que se exigem os esforços mais efectivos, tornando-os insensíveis à dor e à fadiga. A receita: quatro claras de ovo; uma gema de ovo; água destilada; essência de terebentina rectificada e acido acético. Ao tempo, a emborcação ia bem mais longe. De facto, a comunicação social informou que Lázaro abusava da estricnina: "kola" (sterculia acuminata), que "estimulava o sistema nervoso, era também usado na época..


Toda a notícia no DN

Afinal parece que o mal tem um século. Será mesmo?

Sem comentários:

Enviar um comentário