quarta-feira, julho 08, 2009

A UEFA e a H1N1


UEFA não considera planos de contingência contra a gripe A nas competições europeias


por Agência Lusa




A UEFA ainda não definiu qualquer plano de contingência relativamente à gripe A (H1N1) para as competições europeias de 2009/2010, apesar da Organização Mundial de Saúde estimar que o vírus possa afectar 25 por cento da população europeia no Outono


"Estamos a acompanhar a situação, mas neste momento entendemos que ainda não será necessário definir qualquer plano de contingência especial para as competições europeias", afirmou à Agência Lusa fonte da UEFA.
No entanto, a mesma fonte assegurou que o organismo poderá tomar medidas "caso a situação evolua", pelo que, nesta altura, "tudo dependerá do curso da pandemia na Europa".
Segundo um dos últimos balanços da Organização Mundial de Saúde, o vírus H1N1 já infectou quase 90.000 pessoas em 125 países e provocou 382 vítimas mortais.
Declarada como a primeira pandemia do século XXI, a gripe A já obrigou, por exemplo, à disputa de jogos de futebol com as bancadas fechadas ao público no México, país onde terá ocorrido a primeira transmissão do vírus a humanos.
Na Argentina, um dos países sul-americanos mais afectados actualmente pelo vírus, chegou a ponderar-se também encerrar as portas dos estádios este fim-de-semana para os jogos da última jornada do campeonato, o que acabou por não suceder.
Com a chegada do Inverno naquela região austral, prevê-se que os cerca de 100.000 casos já diagnosticados aumentem de forma significativa, pelo que vários municípios decidiram cancelar vários eventos oficiais, desportivos e culturais para evitar a propagação da gripe.
Na Europa, o Reino Unido continua a ser o país mais afectado, com quase 7.500 pessoas infectadas e três mortos.

http://www.ionline.pt/





É melhor prepararmo-nos para um Outono e Inverno com constrangimentos futebolísticos!

Sem comentários:

Enviar um comentário