sexta-feira, julho 24, 2009

Rui Cartaxana

Faleceu Rui Cartaxana, antigo Director de "Record". Jornalista arguto, polémico, vai deixar mais um espaço vazio num jornalismo com cada vez menos referências.

"O jornalista Rui Cartaxana, de 79 anos, que foi diretor de Record entre 1986 e 1998, faleceu na manhã desta sexta-feira, em Lisboa. Desempenhou também as funções de Provedor dos Leitores, entre 2005 e 2008, e era atualmente colunista do Record Online.

Rui Cartaxana dirigiu Record ao longo de 12 anos, fazendo a transição do jornal para diário, em 1995. Antes, tinha sido o primeiro diretor a conseguir ultrapassar a barreira dos 100 mil exemplares de tiragem por edição, o que ocorreu em agosto de 1987."

2 comentários:

  1. "Jornalista sem medo"

    Rui Cartaxana não foi apenas um jornalista desportivo nem um mero ajuntador de letras. Foi uma figura de referência no jornalismo português e pioneiro na modernização da imprensa desportiva contribuindo para a profissionalização do sector.

    A sua independência editorial era um sinal dos seus valores e princípios que sempre defendeu, mesmo que entrasse em choque com o seu clube do coração. Talvez fosse o fervilhar do seu sangue africano - indomesticável - contrastando com a atitude de colegas de outras redacções, comodamente silenciosos, avessos a polémicas e bajuladores.

    Com o Rui, desapareceu o jornalismo crítico afrontador do poder, porque não dizer romântico e ousado.

    http://dylans.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar