sexta-feira, julho 31, 2009

Estrangeiros na Liga

Sindicato apresenta números: estrangeiros em maioria na Liga

Apenas cinco clubes utilizaram mais jogadores portugueses

O Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol apresentou, nesta quinta-feira, um estudo relativo à época 2008/09 das competições profissionais. Analisando os números, importa realçar que os estrangeiros continuam em maioria no escalão principal. Aliás, apenas cinco equipas da Liga utilizaram mais jogadores portugueses que estrangeiros ao longo da última temporada.

Estrela da Amadora, Rio Ave, Trofense, Leixões e Sporting privilegiaram a utilização de jogadores nacionais, enquanto o P. Ferreira ficou com uma média de total equilíbrio. F.C. Porto e Benfica apostaram maioritariamente em estrangeiros, ao longo da competição.

Paralelamente, o Sindicato reforçou as suas críticas com uma análise conjunta do Professional Football Players Observatory e o Centre Internacional dEtude du Sport, relativa ao panorama europeu. Nesse estudo, apenas Inglaterra surge à frente de Portugal como o país com maior percentagem de jogadores estrangeiros na Liga. O nosso campeonato teve 53, 7 por o de estrangeiros.


Ora aí está uma área do futebol em que quase somos reis! Continuando assim, e como vários analistas já referenciaram, teremos em breve uma liga sem portugueses, pelo que as Selecções Nacionais serão o espelho, natural, dessa situação. É um facto que os nossos jovens têm a prática bloqueada, por isso importa reflectir com urgência sobre esta realidade, mas não olhar só para um dos lados da questão, esquecendo a história recente deste problema. Como muitas vezes se quer fazer crer, os "vilões" e "maus da fita" não são só os clubes.


Notícia no Mais Futebol

Sem comentários:

Enviar um comentário