quarta-feira, julho 29, 2009

The dark side of the moon


Se calhar poucos repararam numa pequena notícia no jornal "A Bola" de 2ª feira. Pelo realismo e pela lição que encerra, transcrevo-a.




À especial atenção dos pais dos candidatos




"Ser futebolista, como o CR9 e companhia, é o sonho de muitos miúdos e a obsessão de muitos pais. Que meditem bem nos passos que dão. O caso de Navia, por ser o mais recente, merece especial atenção: 40 vezes titular da roja chilena, anda agora pelas ruas da amargura, sem receber há seis meses, com o irmão mais velho preso e a mãe gravemente enferma. É o dark side of the moon, não é?"




Depois de ter trabalhado em exclusivo com a formação de 1984 a 1991, sei do que se está aqui a tratar. Vi tantas ilusões, tanto esforço, tanto optimismo, tanta esperança nos olhos de tantos miúdos que às vezes me punha a pensar para mim mesmo, se não seria mais correcto alertá-los desde logo, para os perigos que corriam, ao optarem desde bem cedo por uma carreira que os poderia levar a nada. Os poucos que triunfaram todos conhecemos, dos outros ninguém sabe, mas sei que alguns, felizmente poucos, tropeçaram e cairam em caminhos bem perigosos. Por isso, em simultâneo com o futebol, não devem nunca deixar de perseguir outro futuro, ou seja, não deixar a escola.




Sem comentários:

Enviar um comentário