quarta-feira, julho 15, 2009

Palma Inácio, o último revolucionário romântico

Hermínio da Palma Inácio, militante histórico do PS e revolucionário português contra o Estado Novo, morreu ontem em Lisboa, disse fonte partidária.

Segundo o presidente da concelhia de Lisboa do PS, Miguel Coelho, o histórico miltante socialista da secção Almirante Reis foi vítima de doença prolongada. O seu corpo será velado na sede nacional do partido, no Largo do Rato, em Lisboa.

Hermínio da Palma Inácio (1922-2009), a quem o Presidente da República Jorge Sampaio atribuiu em 2000 a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, que lhe foi imposta por Manuel Alegre, tornou-se célebre por ter protagonizado em 1956 o primeiro desvio de um voo comercial de que há registo, durante o qual um avião da TAP sobrevoou Lisboa, Barreiro, Setúbal, Beja e Faro a baixa altitude para lançar cerca de 100 mil panfletos com apelos à revolta popular contra a ditadura.




Toda a notícia aqui

1 comentário:

  1. Palma Inácio resistente anti-fascista que acaba de falecer, foi durarnte a ditadura de Salazar o principal dirigente da LUAR (Liga Unitária de Acção Revolucionária.

    Mais tarde, já num Portugal livre, quando as coisas se acalmáram, ligou-se ao Partido Socialista onde militou até à sua morte.

    ResponderEliminar