terça-feira, julho 07, 2009

Demagogia

Incrível a demagogia em torno da transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid


É verdade que os números assustam um pouco. Quer os 94 milhões da transferência do Manchester United para o Real Madrid, quer os 12 milhões livres de impostos que se diz ir ganhar o português.

Irrita, no entanto, a baratíssima demagogia de quem se põe a fazer contas a números de refeições que podiam pagar-se a meninos do terceiro mundo ou quantidade de hospitais que poderiam construir-se, ou todas essas derivas fáceis, tão fáceis como o pé que foge para o chinelo quando chega o calor.

Às vezes faz-se a mesma confusão entre submarinos e escolas, comboios e hospitais, idas à lua e fome em África.

Na última lista das 100 celebridades mais poderosas do mundo, segundo a revista Forbes, estão mais de dez desportistas. NBA, golfe, ténis, automobilismo, futebol americano... Entre os 100, dois futebolistas apenas: Ronaldinho Gaúcho e David Beckham.

Não me lembro, contudo, de ter alguma vez lido, a propósito dos ordenados do basquetebol americano ou do golfe – ou mesmo dos actores e actrizes de Hollywood – que são uma imoralidade; tão altos que serviriam para erradicar a sida do planeta e dar uma perna na luta contra o cancro.

A explicação é simples: o futebol é o fenómeno desportivo mais acompanhado do mundo. O desporto universal por excelência. O único que acede a esse patamar. E isso tem custos para as suas estrelas, mesmo que grande parte delas continue a ter, em média, ordenados de mordomo das estrelas da NBA.

Demagogia por demagogia, prefiro a de Tony Carreira na entrevista dada hoje a "A Bola": "Para mim, chocante são os 2 mil milhões de euros de buraco do BPN." Voilà!

http://www.ionline.pt/

Um excelente artigo de Alexandre Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário