domingo, setembro 06, 2009

Foi pena


Tivemos tudo para vencer este jogo com a Dinamarca e de facto merecíamos que isso tivesse acontecido. Quantidade incrível de remates à baliza, maior posse de bola, mas na realidade, e mais uma vez, não fomos eficazes, e já agora, porque não dizê-lo, também não tivemos uma pontinha de sorte. Essa a diferença que um dia nos tornará, ou não, numa equipa de sucesso, como o fomos em passado recente, com uma outra geração de jogadores. Sem dúvida que a chave passa pela formação dos nossos mais jovens praticantes, com outros métodos de treino, mais voltados para o pragmatismo da eficácia e do resultado e menos para as habilidades e recreio com a bola. Excelente técnica sem fazer golos, não é suficiente para tornar uma boa equipa numa selecção vitoriosa. Nada que não saibamos todos, mas que é impossível de alterar a curto prazo. Realce para a estreia de Liedson a jogar e a marcar.

8 comentários:

  1. Só coloco uma ressalva. Não tivemos tudo, faltou um árbitro que se comportasse como juiz.
    Tive o desplante de surrupiar a foto dos "adeptos/torcedores" e coloquei-a aqui na minha análise ao desafio ao qual pude assistir. Espero estar desculpado.
    Devagar, devagarinho, muito leve, levezinho, com um olho no burro e outro no cigano, vamos lá ver se ainda dá para desembarcar na África do Sul.
    Saudações transatlânticas.
    Neves, AJ

    ResponderEliminar
  2. Neves, AJ
    Quanto à foto tudo bem. Quanto à qualificação ainda tudo é possível. É estranho, mas verdade. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Someone

    Compreendo as suas palavras e a angústia que sente sobre este assunto. Mas como compreenderá facilmente não poderei publicar o seu comentário. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Sr. Godinho.
    Mais um jogo sem conseguir a vitória que tanto nos faz falta. Pois, as razoes sao muitas, em princípio a falta de eficácia. De qualquer maneira acho que no sábado vimos uma equipa com garra e vontade de vencer, algo que me faltou nos jogos recente passados. Nao convenceram e acho que todos sabem e por isso fico por aqui.
    Mas quais sao as razoes? Uma que me veio à cabeca foi a formacao de jovens. Na década 90 o trabalho com os jovens foi exemplar para o continente inteiro e somamos títulos e mais títulos. O último foi em 2003 o Sub17. Desde aí nao conseguimos mais nada. Acho que nao faltam talentos para jogarem mas tenho dois aspectos que deviam ser discutidos. 1. Como você já disse, os métodos de treino provavelmente têm que ser analisados. 2. Na maioria dos clubes portugueses falta a capacidade para manter e formar os jovens. Acho que isso pode ser uma razao porque jovens deixam o futebol ou nao conseguem viver do futebol.
    Nao gosto de comparar pêras com macãs mas aqui na Alemanha conseguiram criar uma Base forte de jovens que no futuro ainda deverá dar muitas alegrias. Uma das razoes é que a federacao trabalha muito melhor com os clubes e isso parece dar os primeiros frutos.
    Bem, como vê estou um pouco preocupado com a situacao da nossa Seleccao. Mas nao perco a fé e espero que conseguimos o apuramento. Nao quero ver algo como em 1997...
    Um abraco
    Alfredo

    ResponderEliminar
  5. Isto está muito complicado.Bom bom era a Selecção Maltesa fazer uma surpresa antes do Hungria-Portugal.
    Acho dificil mas...

    ResponderEliminar
  6. César
    Está complicado mas se fizermos bem o nosso trabalho, talvez possa haver uma surpresa. Temos é que trabalhar bem. Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Alfredo
    Você tem toda a razão. Na Alemanha remam todos para o mesmo lado. Em Portugal nem tanto. Os clubes portugueses se não apostarem mais na formação vão afundar-se, primeiro desportivamente na Europa, depois financeiramente. Abraço

    ResponderEliminar
  8. Eu a falar da maneira como as coisas correm cá na Alemanha nao queria desvalorizar os feitos das Seleccoes portuguesas dos anos passados. Mas falando do passado chego a um ponto muito "português". A saudade. Isso é uma característica dos portugueses que os deixa muito prendidos ao passado. Oico falar muitas vezes dos tempos gloriosos (nao só acerca do Benfica) e da geracao de ouro. Isso passou! Sao lindas lembrancas mas nao é com essas que vencemos no futuro. O futuro comeca hoje e espero que dentro do Futebol português nao haja muitos "prendidos".
    Eu nos ultimos 10 anos vi jovens e homens nas Seleccoes que deram o passo para sairem da sombra dos "tempos gloriosos" e sempre jogaram para o futuro e conseguiram muito. Obrigado por isso.
    Facam tudo para que isso nao acabe! Há muito pessoal por esse mundo fora que conta convosco!
    Um abraco
    Alfredo

    ResponderEliminar