sábado, setembro 26, 2009

Estrangeiros e Formação - 2 -


Quotas para jogadores na Premier League


Os clubes da Premier League Inglesa vão ter a partir da temporada de 2010/2011 uma quota obrigatória de jogadores formados nos clubes ingleses. Com esta medida os responsáveis do campeonato britânico pretendem aumentar o número de jogadores nacionais nas equipas da Premier League, reduzindo o número de jogadores estrangeiros, que actualmente significam cerca de 60% dos jogadores a jogar em Inglaterra. No entanto esta medida pode não ter o sucesso pretendido devido a algumas lacunas no que respeita ao critério utilizado para definir um jogador formado no país.


Assim, a partir da época 2010/2011 os clubes apenas podem inscrever 25 jogadores com mais de 21 anos, sendo obrigatório que pelo menos 8 dos 25 tenham sido formados em clubes Ingleses. São considerados jogadores formados no país, os atletas que tenham sido inscritos num clube Inglês no mínimo durante 3 anos entre os 16 e os 21 anos. Embora a regra permita apenas 25 jogadores em cada plantel, podem ser inscritos mais, desde que tenham menos de 21 anos.


Não concordo com algumas destas medidas que são muito discutíveis. No entanto estas posições reflectem uma coragem para abordar este assunto que não existe no nosso País, sempre a coberto da máxima jurídica "A União Europeia não autoriza". O futebol tem de mudar e tem de haver regulação se não o queremos descaracterizar ainda mais. Os economistas também não queriam regulação no mundo da economia e da finança. Vejam no que deu.

Toda a notícia em Futebol Finance.

Sem comentários:

Enviar um comentário