sexta-feira, setembro 11, 2009

Novos portugueses




Fotos: Francisco Paraíso


Os dois últimos golos da Selecção Nacional foram marcados por dois jogadores que obtiveram o estatuto de portugueses há bem pouco tempo, Liedson e Pepe. Vi-os comemorarem os golos como portugueses assumidos. Um dos jogadores que mais me impressionam pela sua classe como atleta, mas sobretudo pela sua clarividência como homem, chama-se Deco. Enquanto muitos andam pela vida olhando para dentro, Deco encontra-se a maior parte do tempo agarrado a um livro, lendo e pensando. Sabe o que quer, para onde vai, tem preocupações sociais. Esta matéria é estranha e nova para a maioria dos portugueses. Para mim, que conheço bem do que falo, dado que privo com regularidade com estes atletas, vou com facilidade assimilando a nova realidade. A discussão em redor deste assunto - naturalizados - irá continuar, e pela minha parte entendo que no futebol português deverão existir regras muito claras para controlo e regulação destas situações. Não se devem fechar as portas a ninguém, mas também não se devem abri-las exageradamente, sem definições e obrigações claras. A lei geral do País não deve ser a única razão para permitir que um jogador naturalizado seja convocado para a Selecção Nacional.

1 comentário:

  1. Eu que vivo cá fora de Portugal provavelmente tenho uma vista diferente das coisas como o povo residente no nosso país.
    Pela grande polémica que a chamadas de jogadores naturalizados portuguêses tenho que admitir que sem eles, pelomenos este ano, já tinhamos deixado partir o aviao para a África do Sul.
    Como você também, eu acho que deve haver régras para a naturalizacao e aínda mais para poderem ser chamados à Seleccao. Mas sendo que eles viveram muitos anos em Portugal, serem amados pelos adéptos e terem mesmo a vontade de ajudar o país em que vivem, acho que merecem ter a oportunidade de dar o seu contributo para que podemos continuar a jogar um futebol de grande qualidade.
    Por isso agradeco aos nossos três jogadores Deco, Pepe e Liedson para o que fizeram e a maneira de mostrar o amor a Portugal.

    ResponderEliminar