domingo, setembro 27, 2009

Mexer nos postes


Depois de ter visto esta notícia do maisfutebol sobre o guarda-redes do IFK Gotemburgo, veio-me à memória um episódio caricato acontecido num jogo de qualificação de futsal. Faltavam poucos segundos para terminar o jogo Portugal/Itália, que se disputou em Paços Ferreira, quando o guarda-redes da selecção nacional, desviou a baliza, fazendo-a entrar alguns centímetros dentro do terreno de jogo e dificultando por isso o ângulo e a trajectória da bola vinda de uma falta desse lado. Bastava-nos um empate e foi isso que aconteceu no final com 3/3, conseguindo assim o apuramento para o Campeonato do Mundo da Guatemala. Os italianos ficaram com uma enorme e natural azia, tendo protestado junto da FIFA.

Dois meses mais tarde, a Selecção Nacional de Futebol, em preparação para o Euro 2000, deslocou-se a Reggio Calabria para um jogo com a Itália. À última hora, o árbitro holandês nomeado informou que não poderia deslocar-se, sendo substituído por um árbitro de...Malta. Foi um arbitragem caricata que só não pôs a bola dentro da baliza porque não podia, a tal ponto que o Luís Figo, numa das cenas incríveis que ocorreram durante o jogo, desmanchou-se a rir dentro do campo. Claro que perdemos. No final dirigi-me aos dirigentes italianos em estado deveras aborrecido - a palavra adequada era outra - pedindo explicações para aquela arbitragem mafiosa - estávamos mesmo no local certo. Os italianos denotando uma tremenda calma e gozo, só me disseram isto: "Estás a esquecer-te quando vocês desviaram a baliza para não marcarmos um golo?". E pronto, lá engoli e calei.

3 comentários:

  1. Faltou acrescentar que essa 'acção' do nosso g/r de futsal levou a que FIFA pasasse a impor balizas fixadas ao pavimento dos pavilhões.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. No deve e haver, ainda ficámos a ganhar. Antes assim!

    ResponderEliminar
  3. António Boronha
    Também não disse que essa ida à Guatemala levou a que tivessemos obtido o melhor resultado de sempre do nosso Futsal, o 3º lugar no Campeonato do Mundo. São coisas do mundo do desporto! Uma acção ilegal deu nisso. Abraço

    ResponderEliminar