quarta-feira, setembro 16, 2009

Esmiuçar a... braçadeira


como uma imagem 'explica' mais e melhor que mil caracteres as ponderosas razões, não todas! é claro, para se atribuir o cargo de 'capitão' de uma selecção (ou equipa) ao jogador 'c' e não ao 's'.

[a partir de uma 'entrada' de MRV no blogue 'desmagnetizado']



António Boronha, no seu excelente blog, publicou a entrada acima. No entanto, se a foto fosse esta que se encontra abaixo, do jogo Hungria/Portugal, em que a braçadeira é a do Fair-Play da FIFA, a imagem perderia a força da interpretação que lhe é dada? Ninguém de peso tem algo a ver com a entrega da braçadeira ao capitão da equipa. Passa a maioria das vezes pela organização dos homens invísiveis do futebol, os técnicos de equipamentos, vulgo roupeiros. Foi por isso uma mera coincidência. Se fosse o jogador "s" e não o "c" seria o mesmo cenário. Pode haver e há, muitas razões para que Cristiano seja o capitão, decisão criticada por uns, apoiada por outros, mas esta não. De qualquer forma foi uma entrada bem colocada e inteligente, baseada numa imagem circunstancial mas real. Só quis esclarecer e esmiuçar - palavra de gatos fedorentos - a posse "daquela" braçadeira.




1 comentário:

  1. De maneira alguma me quero intrometer na questão da escolha do capítão, no entanto eu escolheria sempre o jogador mais equilibrado psicologicamente, aquele que mesmo em situação desfavorável mantém a calma e o discernimento necessários para que o "exército" se mantenha agrupado.
    Agora quanto à braçadeira, claro que "tá mal". Nem naiques nem adidas nem pumas. Quanto ao "fair-play" ele deve é ser colocado na cabeça de cada um dos intervenientes. Se fosse da minha competência até o logótipo das camisolas eu mudaria. Não sendo saudosista, de jeito nenhum, tenho umas certas saudades dos equipamentos antigos da SELECÇÃO DAS QUINAS. (Melhor exemplo não poderia eu inventar).
    Tal como a Língua, que eu gosto de colocar no patamar mais alto da identidade lusa, também as QUINAS seriam o bastante para dizer que "aquele ali com o número 7" defende as cores de Portugal.
    Diz-nos o caro amigo Carlos Godinho que "ninguém de peso tem a ver" com a braçadeira... ora então, se me é permitido, que passe a ser norma vinda do alto. É certo que a nossa cultura não é muito de "colocar bandeiras ao alto" e de usar "em tudo, ou quase tudo" os símbolos da Nação como por aqui no Brasil onde um funcionário de um açougue (talho), por exemplo, usa na manga da farda ou no boné uma pequena Bandeira do Brasil, mas acho que no caso da braçadeira ficaria muito bem "algo" mais identificativo com Portugal. E já que estamos em matéria de exemplos veja-se o caso da equipa do Barcelona.... não é por mero acaso que a braçadeira de capitão tem as cores da Bandeira da Catalunha e creio que é determinação de alguém com peso.
    Aquele abraço e que a sugestão das QUINAS não caia em "saco-roto".
    Neves, AJ

    ResponderEliminar