domingo, setembro 13, 2009

11 de Setembro


Nestes dois últimos dois dias, revendo imagens do atentado terrorista ao World Trade Center, lembrei-me das famílias de muitos militantes de esquerda mortos, também nesse dia, mas em 1973, no Chile. Lembrei-me dos milhares de desaparecidos no Chile, após a morte de Allende, ou na Argentina de Videla. Lembrei-me como um país, ou melhor, alguns dos seus dirigentes, conseguiram fazer tanto mal, durante tanto tempo, a outros povos. Lembrei-me como esse mesmo país, conseguiu mudar a sua face com a eleição de Obama, e hoje, representar uma esperança para o desenvolvimento pacífico do mundo em que vivemos. Lembrei-me como todos nós, no Chile, nos EUA, no Iraque, estamos nas mãos de gente, sem escrúpulos, sem qualquer sentimento, e ainda por cima dizendo-se religiosa e matando em nome de Deus. Lembrei-me ainda que não temos meios para evitar desastres com os de Nova Iorque, Santiago do Chile, Madrid, Londres ou Bagdad. Ontem foi assim, como será no futuro?



«Altos funcionários norte-americanos discutiram o desejo de impedir a posse do então recém-eleito presidente chileno, o esquerdista Salvador Allende, em 1970. »

«Só poderia haver uma coisa pior do que um marxista no Poder - um marxista eleito no Poder»

3 comentários:

  1. Belo texto, heim.

    Nós seres humanos temos idéias, pensamentos diferentes e somos complicados de se entender.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Saulo. E o Botafogo? Como vai? Abraço

    ResponderEliminar
  3. A propósito, um vídeo que chegou até mim e coloquei no Youtube.
    A propósito ainda, um outro 11 de Setembro que embora não tenha sido "decretado" merece ser recordado.
    Aquele abraço
    Neves, AJ
    (quando ao Botafogo, respondo pelo Saulo, está tão geminado com o Fluminense que ainda ontem se abraçaram em empate comprometedor )

    ResponderEliminar