sexta-feira, outubro 30, 2009

Brasileiros no mundo




Um artigo muito interessante de André Baibich, da Goal.com, sobre a legião de jogadores estrangeiros em clubes em todo o mundo. Portugal, pela mesma razão, já se pode considerar o Brasil da Europa. Convém pela sua originalidade ler todo o artigo na origem.



Goal.com Internacional examina a legião de jogadores brasileiros em clubes ao redor do mundo


"O que faz um clube em dificuldades para melhorar seu desempenho? Contrata um brasileiro. É uma fórmula testada e aprovada utilizada por dirigentes. A mera menção de um tupiniquim a caminho é suficiente para trazer os torcedores de volta ao estádio de uma maneira que um italiano, alemão, ou até argentino, não conseguem.Eles são os jogadores de futebol mais bem-sucedidos do mundo, muitos com um estilo inconfundível. Mas por que o Brasil? E por que os jogadores brasileiros viajam pelo mundo com tanta facilidade? Como eles vencem? Vamos descobrir...A semente. Como em muitas partes do mundo, o futebol foi introduzido no Brasil por um escocês, John Miller e seu filho Charles, que foi educado na Inglaterra. Estranhamente, o futebol brasileiro em suas origens era um esporte de elite. Era um jogo dos ricos para os ricos. Mas quem não se convence da universalidade do futebol, pode olhar para o Brasil como o maior exemplo. Nenhum outro país se apegou ao futebol como o Brasil. É claro, crianças improvisando com uma bola de meia é uma cena vista pelo mundo. Nenhum outro lugar produz a inventividade do Brasil, onde nos campinhos muitos estão fazendo embaixadinhas neste momento.A popularidade trouxe o sucesso. Duas décadas após a estreia da Seleção Brasileira, em 1914, o Brasil era uma força internacional. Em 1958, o primeiro título mundial."

2 comentários:

  1. Caro Carlos Godinho, desta vez não venho comentar e sim apresentar ao pessoal os craques mais novos [Equipa de Escolas] da minha Santa Comba Dão. Diga-se que a Associação de Formação Desportiva O Pinguinzinho, de fundação recente, é como que o alfobre do Desportivo Santacombadense (fundado em 1952 e onde nasceu o meu amor à Camisola Preta), carinhosamente apelidado de Pinguins do Dão (vá lá saber-se das razões de fazerem migrar as simpáticas aves desde o Atântico Sul até às terras da Beira).
    Desculpando-me pela publicidade fora do contexto do "post", envio o tradicional abraço
    Neves, AJ

    ResponderEliminar
  2. Prezado
    Tenho a impressão que me enganei no "link",
    deve ser este
    http://vozdoseven.weblog.com.pt/arquivos/2009/10/o_pinguinzinho_1.html

    Pedindo desculpa
    Neves, AJ

    (agradeço que elimine este comentário)

    ResponderEliminar