Não se trata de orgulho ferido, nem de mau perder. Politicamente correcto seria estar quieto, mas sinceramente não posso deixar de comentar e negativamente, os prémios da CDP. Sem querer obviamente comentar a justeza de muitos dos prémios que foram atribuídos, não posso deixar de lamentar que prémios desta dimensão sejam atribuídos online, deixando a grupos de pessoas organizadas, a possibilidade de decidirem algo que nem sempre é representativo dos maiores sucessos dos atletas portugueses. Nelson Évora foi homenageado pelo público do futebol no Portugal/Dinamarca, de Setembro 2008, por cerca de 45.000 pessoas. O futebol reconheceu o imenso valor e os sucessos do nosso grande atleta. Mas por favor, considerar que a eleição do melhor jogador de futebol do mundo não foi suficiente para convencer os portugueses que Cristiano Ronaldo é neste momento o melhor atleta português, pode, no mínimo, parecer ridículo. Considerar que uma atleta de ténis que passou por duas vezes à segunda ronda de torneios de ténis conseguiu um feito maior que um título de campeã do mundo de canoagem, é completamente absurdo. Talvez por isso não fosse má ideia alterar estes procedimentos, substituindo-os por prémios institucionais verdadeiramente representativos do desporto português, nomeados e decididos por júris credenciados, deixando de lado estas votações online que poderão ter o seu papel na participação dos cidadãos, mas que não devem envolver a dimensão que se lhes quer atribuir. A qualidade dos atletas, o seu esforço, a sua dimensão internacional e a sua dedicação merecem un pouco mais de respeito. Até o Nelson Évora ficou surpreendido.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
o nelson evora foi medalha d ouro nos jogos olimpicos. tanto ele como o ronaldo sao os melhores do mundo nas suas disciplinas. porque é que deveria ter ganho o ronaldo? futebol é mais dificil do que triplo salto? é esse o argumento? sinceramente não percebo o problema.
ResponderEliminarMeu caro, ganhou a medalha de ouro nos jogos olímpicos de 2008 e por isso ganhou e bem o prémio em 2008. Agora em 2009...Mas mesmo assim, o que contesto não é o prémio, é a forma da sua atribuição. Até poderia ganhá-lo de novo em 2009, porque é o nosso melhor atleta, mas tenho a certeza que ninguém no futebol vai alguma vez vencer este prémio desta forma. Dada a dimensão que os prémios de Ronaldo têm, não estou a vê-lo a organizar votantes para ganhar. Esta é a minha opinião. Nem todos pensamos da mesma forma não é?
ResponderEliminarSó a inveja pode explicar a recusa dos próprios compatriotas, em admitir que ser o melhor do mundo num desporto tão competitivo como o é o futebol, é muito, mas mesmo muito mais difícil que os feitos alcançados pelos outros atletas na votação em questão.
ResponderEliminarNo fundo, ficamos a saber que a internet e as votações online, são o veículo preferencial de opinião dos "nerds" que eram os últimos a ser escolhidos nas partidas de rua, e normalmente para a baliza.
Assim, como os pseudo-fascistas continuam a preferir as votações telefónicas para fazer eleger ditadores de outrora a Portugueses mais ilustres de todos os tempos...