sábado, outubro 31, 2009

Prémios da CDP




Não se trata de orgulho ferido, nem de mau perder. Politicamente correcto seria estar quieto, mas sinceramente não posso deixar de comentar e negativamente, os prémios da CDP. Sem querer obviamente comentar a justeza de muitos dos prémios que foram atribuídos, não posso deixar de lamentar que prémios desta dimensão sejam atribuídos online, deixando a grupos de pessoas organizadas, a possibilidade de decidirem algo que nem sempre é representativo dos maiores sucessos dos atletas portugueses. Nelson Évora foi homenageado pelo público do futebol no Portugal/Dinamarca, de Setembro 2008, por cerca de 45.000 pessoas. O futebol reconheceu o imenso valor e os sucessos do nosso grande atleta. Mas por favor, considerar que a eleição do melhor jogador de futebol do mundo não foi suficiente para convencer os portugueses que Cristiano Ronaldo é neste momento o melhor atleta português, pode, no mínimo, parecer ridículo. Considerar que uma atleta de ténis que passou por duas vezes à segunda ronda de torneios de ténis conseguiu um feito maior que um título de campeã do mundo de canoagem, é completamente absurdo. Talvez por isso não fosse má ideia alterar estes procedimentos, substituindo-os por prémios institucionais verdadeiramente representativos do desporto português, nomeados e decididos por júris credenciados, deixando de lado estas votações online que poderão ter o seu papel na participação dos cidadãos, mas que não devem envolver a dimensão que se lhes quer atribuir. A qualidade dos atletas, o seu esforço, a sua dimensão internacional e a sua dedicação merecem un pouco mais de respeito. Até o Nelson Évora ficou surpreendido.




3 comentários:

  1. o nelson evora foi medalha d ouro nos jogos olimpicos. tanto ele como o ronaldo sao os melhores do mundo nas suas disciplinas. porque é que deveria ter ganho o ronaldo? futebol é mais dificil do que triplo salto? é esse o argumento? sinceramente não percebo o problema.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, ganhou a medalha de ouro nos jogos olímpicos de 2008 e por isso ganhou e bem o prémio em 2008. Agora em 2009...Mas mesmo assim, o que contesto não é o prémio, é a forma da sua atribuição. Até poderia ganhá-lo de novo em 2009, porque é o nosso melhor atleta, mas tenho a certeza que ninguém no futebol vai alguma vez vencer este prémio desta forma. Dada a dimensão que os prémios de Ronaldo têm, não estou a vê-lo a organizar votantes para ganhar. Esta é a minha opinião. Nem todos pensamos da mesma forma não é?

    ResponderEliminar
  3. Só a inveja pode explicar a recusa dos próprios compatriotas, em admitir que ser o melhor do mundo num desporto tão competitivo como o é o futebol, é muito, mas mesmo muito mais difícil que os feitos alcançados pelos outros atletas na votação em questão.

    No fundo, ficamos a saber que a internet e as votações online, são o veículo preferencial de opinião dos "nerds" que eram os últimos a ser escolhidos nas partidas de rua, e normalmente para a baliza.

    Assim, como os pseudo-fascistas continuam a preferir as votações telefónicas para fazer eleger ditadores de outrora a Portugueses mais ilustres de todos os tempos...

    ResponderEliminar