domingo, outubro 04, 2009

José Luís


Não é muito conhecido fora do mundo do futebol e sempre o conheci, como ele próprio o refere, como o Zé Luís do Estrela da Amadora. Sempre disponível, nunca o vi colocar-se em bicos de pés, ao contrário de tantos outros com menos valia e conhecimentos. Talvez por isso, apanhado no turbilhão das convulsões do Estrela da Amadora, acabou por sair. Incapaz de estar parado fundou um clube, o Amadora CF, e iniciou nova etapa da sua vida. Espero que tenha sucesso nesta tarefa para bem dos jovens da Amadora.


"Cresci na Praça da Igreja da Amadora. Cresci entre os muros do Estádio José Gomes, na Reboleira, casa do Estrela. Lá me formei como homem e como profissional. Lidar com futebol é a minha vocação. É tudo o que sei fazer.

Em altura de viragem na minha vida profissional, decidi que queria ficar na cidade e que, claro, queria continuar ligado à minha modalidade. Por não gostar, nem saber estar parado, pensei: porque não fundar um novo clube, pedindo apoio da Câmara Municipal da Amadora, no que respeita a infra-estruturas, requisitando o Complexo Desportivo do Monte da Galega e demais estruturas de apoio, aproveitando um relvado natural, enfim, porque não oferecer mais futebol aos miúdos do concelho? Se depressa o pensei, mais depressa fui atrás da sua concretização.

Como resultado nasceu o Amadora Clube de Futebol, cujo símbolo é o lince, nome de antiga claque por mim constituída com outros amigos da adolescência e que se extinguiu tal como os impulsos da mocidade.

Com contactos e amigos foi fácil passar a palavra e erguer esta nova associação. Agora todos são bem-vindos. Acima de tudo, todos são necessários para que este clube, tal como é minha intenção, consiga proporcionar formação de qualidade aos futuros craques de amanhã. Escolinhas para miúdos, e miúdas, dos 6 aos 12 anos, ao final do dia, projecto que chamei de «Amadorar», instrução que terá monitores credenciados com experiência do ensino do futebol nas camadas jovens, também com fisioterapeuta a dar apoio médico aos treinos, além de acompanhamento permanente de directores técnicos, é a prioridade deste clube do lince.

Muito mais tenho vontade de realizar. Muito mais vida há a dar ao concelho e ao futebol da Amadora.

Este é o meu projecto. Honrar compromissos sempre foi para mim séria questão de honra. Quem me conhece sabe que é verdade. Disse, recentemente, em entrevista ao jornal A BOLA, que, depois de deixar o Estrela da Amadora onde passei 30 anos da minha vida, tinha a noção que sempre seria visto como o Zé Luís do Estrela. É meu forte desejo que, de agora em diante, passe a ser o Zé Luís do Amadora Clube Futebol."

2 comentários:

  1. Esse Senhor é um exemplo para a Sociedade.
    Desejo-lhe muita sorte neste novo projecto.
    Houvesse gente como ele pelos meus lados e nada disto seria como é.

    ResponderEliminar
  2. Há poucas pessoas que ajudam só por ajudar, sem pedir nada em troca. O Zé Luís é assim. Altruísta. A prova de que se consegue ganhar respeito no futebol usando de profissionalismo, seriedade e lealdade. Um dia vai chegar onde merece.

    ResponderEliminar