terça-feira, outubro 06, 2009

Até o Eusébio chorou




neste primeiro terço do mês de outubro, há precisamente dez anos, os portugueses na sua grande maioria viveram dois acontecimentos particularmente emotivos: um muito triste; outro, pelo contrário, que nos encheu de enorme alegria.

por esta ordem,
amália rodrigues falecia a 6 e a selecção nacional portuguesa de futebol vencia a sua congénere húngara, no dia 9, no velho 'estádio da luz', assegurando desse modo uma participação que viria a revelar-se notável, o 3º. lugar, no campeonato da europa de futebol disputado, no ano seguinte, na 'holanda' e 'bélgica'.

foi neste contexto, fortemente marcado pela mistura de sentimentos envolvendo o choque pela morte de amália ao mesmo tempo que tínhamos a consciência da absoluta necessidade de vencer o jogo por uma margem de três golos, que o então director de departamento desportivo da 'federação', carlos godinho, informou o vice-presidente da altura, antónio boronha, de que tinha sido autorizada a realização de um minuto de silêncio em homenagem à grande mulher do fado, de dimensão mundial, amália rodrigues.

tendo acrescentado,

'o que acha da ideia de, durante o 'silêncio', se fazer passar na aparelhagem sonora do estádio um fado marcante da amália?...'
a resposta foi de imediato 'sim'!

quem lá esteve recordará certamente o momento, arrepiante, que então se viveu.

viva amália!
viva a esperança de estarmos no mundial da 'áfrica do sul'!




* esta entrada é publicada simultaneamente no blogue 'http://antonioboronha.blogspot.com/">António Boronha



4 comentários:

  1. Pois cada um sente como pode...entre um dia e outro nasceu a minha filhota por isso foi tambem mais uma e GRANDE EMOÇÃO...esta claro INESquecivel...

    ResponderEliminar
  2. Amalia Rodrigues cantou por esse mundo fora mas nunca piou contra o regime de Salazar !!!

    O mesmo nao se pode dizer da cantante Argentina que acaba de falecer aos 74 anos de idade de pois de tantos anos de vida vividos no exilio.

    http://www.msnbc.msn.com/id/33167151/ns/entertainment-music/

    ResponderEliminar
  3. Futebol ? Fado ?

    Que pena o capelao de servico na FPF nao tenha organizado uma procissao a volta do estadio , a imagen de N.S. de Fatima a frente e os jogadores portugueses de joelhos atraz, como no tempos do velho ditador !!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo

    Não sou de direita nem fui muito apologista da Amália. Curiosamente, só passei a gostar dela, como cantora, que é o que interessa, depois do 25 de Abril. Agora que foi um momento inédito e fantástico, isso foi. Pelos vistos houve quem não gostasse.

    ResponderEliminar