terça-feira, maio 19, 2009

Ver o jogo pela TV

Como ver um jogo pela TV

Prestar atenção à tática permite entender melhor o que acontece na partida. O técnico Parreira explica como


Assistir a uma partida de futebol sem conhecer nada de tática é como beber um vinho sem ter noções de degustação: não deixa de ser prazeroso, mas alguma coisa se perde. Não se trata de fazer um curso técnico, mas de olhar com atenção detalhes que permitem entender o que acontece em campo. Analisar a estratégia dos dois times pela televisão, porém, tem uma desvantagem: o formato da tela, que só abrange uma pequena porção do gramado. Não se vê, por exemplo, a ação dos jogadores que não estão com a bola. Esse problema diminui um pouco com a chamada transmissão em widescreen . Em todo caso, convém seguir os conselhos de alguém com conhecimento de causa – o técnico Carlos Alberto Parreira, que na maior parte do tempo é obrigado a acompanhar seus convocados a 10 000 quilômetros de distância.
"Uma das primeiras coisas que se podem ver é por qual sistema de marcação o treinador optou: se a linha de zagueiros tem três ou quatro homens; se eles têm liberdade para avançar; se a marcação é feita por zona; e se o time pressiona a saída de bola do adversário. Quando um time recupera a bola, é interessante notar se a transição para o ataque é rápida ou lenta e se os jogadores embolam o jogo pelo meio ou sabem usar os lados do campo. Tudo isso são indicações das opções táticas do treinador." Olhando esses detalhes, o telespectador já poderá saber qual time terá mais condições de criar uma jogada surpreendente.
Outros detalhes aos quais se pode prestar atenção: como ficam as posições dos jogadores depois de uma substituição; se os atacantes se deslocam (saindo da esquerda para a direita, por exemplo) para confundir os zagueiros; e se há jogadas ensaiadas, como o súbito aparecimento de um zagueiro na área do adversário. "Treinando um pouco é possível divertir-se muito mais", diz o técnico Parreira.

Veja online

Sem comentários:

Enviar um comentário