terça-feira, maio 26, 2009

Silvino por José Mourinho

"O Silvino vai acabar no futebol quando o futebol acabar para mim; trabalhará comigo até ao meu último dia no futebol"




José Mourinho, in "A Bola"




Silvino tem um passado importante como jogador da Selecção Nacional. Foi internacional por trinta e duas ocasiões, vinte e três das quais na Selecção Nacional "AA". Mais tarde pertenceu aos quadros técnicos da FPF, no Euro 2000 e no Mundial 2002. As palavras de José Mourinho vieram lembrar-me a forma como Silvino foi chamado pela última vez à Selecção Nacional, era Seleccionador Artur Jorge. Recebi um telefonema de Guimarães informando-me que Neno tinha sofrido um acidente insólito num treino do clube, tendo ficado com os dentes presos na rede da baliza e fracturado o maxilar, impedindo-o dessa forma, de se apresentar na convocatória para a última fase da qualificação do mundial de 98. Informei Artur Jorge pelo telefone do que tinha acontecido, e logo ali, perante a necessidade urgente de nova convocatória, este fez uma análise aos guarda-redes disponíveis na I Divisão que tivessem alguma experiência, ressaltando o nome de Silvino que jogava no...SC Salgueiros. Consegui contactá-lo imediatamente e foi com enorme surpresa mas também com a sua habitual boa disposição e sonora gargalhada que me disse "Estás a convocar o velho? Não acredito!" . Claro que acreditou e apresentou-se, salvo erro, três dias depois, no estágio da Selecção Nacional. A convocatória seria para o jogo com a Alemanha, o tal do Batta. Artur Jorge, antes do treino oficial, no Estádio Olímpico, juntou os jogadores e informou-os sobre quem iria jogar de início, começando naturalmente pelo nº 1 e por Silvino. Surpresa enorme e tremenda decepção para Rui Correia que vinha sendo o titular. Para mim, esta decisão não foi estranha, dado que Artur Jorge, perante o enorme poder da Alemanha, optou pela experiência, e bem, diga-se em abono da verdade, dado que Silvino esteve à altura do grande desafio que teve pela frente. Jogou ainda com a Irlanda do Norte, no Estádio da Luz, despedida como jogador das Selecções para si e para Portugal do Mundial de 1998.








Sem comentários:

Enviar um comentário