sábado, maio 09, 2009

Arbitragem da UEFA


Os frequentes problemas que vêm acontecendo em momentos fundamentais das competições da UEFA não têm sido, para mim, novidade maior. Tem-se assistido ao aparecimento de árbitros sem categoria, para estarem em palcos de grande, enorme, dimensão. Dirigir jogos das meias-finais da Champions, deveria ser só para árbitros bem tarimbados, com grande experiência. Perdõem-me os meus amigos noruegueses, mas pensar que um árbitro norueguês, habituado à fragilidade de uma liga menor, possa desempenhar com êxito a direcção de um jogo como o que assistimos esta semana, em que as pressões financeiras, desportivas, mediáticas e de prestígio são de tal forma altas para os dois clubes, é quase como estar a jogar para o primeiro prémio do euromilhões. A possibilidade de sucesso é muito limitada. Terie Hauge foi a excepção, não a regra. Este é um assunto que se vem falando muito intensamente dentro da própria UEFA e que tem limitado, e muito, a carreira de algumas equipas em função de más arbitragens. O Director Executivo desta estrutura, disse que eram lixo as análises de alguns jornais ingleses sobre os interesses particulares da UEFA, em evitar a repetição de duas equipas inglesas na final da Champions. Acredito na sinceridade das suas palavras, mas tenho dúvidas muito sérias, não só sobre os critérios usados nos últimos anos para designar alguns árbitros, mas também sobre a categoria de alguns deles. Há bons árbitros na Europa, mas existem também, e muitos, com pouca qualidade. Tudo isto foi agora analisado com tremendo mediatismo porque se tratava do Chelsea, mas acontece todas as semanas uefeiras, sem este protagonismo, com as pequenas equipas de países com menor peso a serem, com preocupante frequência, altamente prejudicadas. Quem sabe se não seria bom que a Comissão de Árbitros deixasse de existir e as nomeações fossem entregues a profissionais da própria estrutura? Relembro, mais uma vez, a questão de Marc Batta, que depois de cometer uma das maiores barbaridades do futebol moderno, voltou a estar em situação priveligiada de intervenção no último Euro, na disputa de um jogo entre as duas mesmas equipas! Não teria sido mais correcto evitar este caso, igual no fundo a tantos outros? Recorde-se também a título de exemplo o jogo Basel/V.Guimarães. Depois dizem que são lixo as especulações de alguns!

Finalmente, parece-me que não foi devidamente equacionada a saída de árbitros de excelente categoria como Urs Meier, Anders Frisk, Collina, Terie Hauge - norueguês com enorme classe -Lubos Michel e outros, sem que tivesse havido a devida maturação dos mais novos.


UEFA Champions League semi-finals statementFriday 8 May 2009
Disciplinary


With regard to the UEFA Champions League semi-final second leg between Chelsea FC and FC Barcelona in London on Wednesday, UEFA has received both the referee's and delegate's report. UEFA is currently examining those reports, as well as gathering additional evidence. It will decide which action to take in the course of next week. No protest has been received with respect to the red card shown to FC Barcelona player Eric Abidal.
Manchester United FC submissionUEFA has also received a submission from Manchester United FC concerning the red card shown to the club's player Darren Fletcher in the UEFA Champions League semi-final second leg against Arsenal FC in London on Tuesday. The UEFA Control and Disciplinary Body will meet on Monday to deal with this case.



Sem comentários:

Enviar um comentário