domingo, maio 24, 2009

Clubes, História e Tradição




Aqui há uns dias coloquei um post sobre a decadência de alguns clubes, particularmente sobre o FC Barreirense que acabou por descer aos distritais. Ontem e hoje, para as divisões inferiores, desceram o CF "Os Belenenses" e o Boavista FC, os únicos emblemas, com excepção dos chamados grandes, que venceram o CN da I Divisão. Não questiono a qualidade dos que subiram, mas quando a crise chega a estes clubes o que não acontecerá aos mais fracos?


Também ontem, assisti à manifestação dos jogadores do Rio Maior reclamando por salários em atraso. Existem por todo o País situações idênticas envolvendo outros meios de protesto ou somente o silêncio e o abandono. Como se nada se passasse, na melhor das harmonias, discute-se mudanças dos quadros competitivos, licenciamentos, etc., defendendo cada um, sobretudo, a sua árvore, o seu quintal. Parece-me no entanto que a situação é de pré-desastre e a floresta que é de todos, corre sério risco de desaparecer, podendo esse espaço vir a tornar-se num grande deserto. De ideias já é. De clubes, tradição, desenvolvimento e organização poderá sê-lo em breve. É tempo de reflexão e não será mais a Selecção Nacional e o FC Porto a esconderem a realidade. Porque se o segundo ainda tem meios e organização para lutar ao mais alto nível, a primeira já reflecte sérios problemas. Se houver uma base estreita a pirâmide não vai crescer ao nível do passado. Basta olhar para os rankings internacionais para verificar as descidas das nossas equipas.

3 comentários:

  1. mesmo nao ser do belenenses, sempre tive um certo carinho por essa equipa. tem o estádio com essa bela vista sobre o tejo que é única. equipa de grande história com nomes sonantes como matateu, jorge martins, chalana ou jankauskas desceu de escalao.
    o problema que menciona mais acima é mesmo um caso muito sério. já nao falo do facto que o ampeonato é decidido entre apenas 3 equipas, mas nao poder pagar os jogadores é coisa que nao deve ser. o futebol portugues tem muito talento, mas por vezes falta a capacidade finaceira para cativar esses talentos e mante-los tambem em equipas inferiores para darem mais qualidade ao campeonato portugues. é triste ver de longe como as coisas vao se abaixo e obviamente nao se encontra soluccao para resolver o problema.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão, especialmente para quem está na Alemanha, como é o seu caso, deve fazer confusão ver esta situação. É que na Alemanha a Liga está em crescendo, grandes assistências, bons estádios e sem estes problemas. Abraço

    ResponderEliminar
  3. nao acho que seja problema dos estádios, porque em portugal tambem há estádios modernos e bonitos.
    acho que a questao de a liga ser tao "previsivel" faz que os espectadores perdem o interesse nos jogos. raramente há resultados surpreendentes. pela última vez no ano em que o boavista foi campeao...
    uma ajuda para todos os clubes seria conseguir boas assistencias nos estádios, mas esses tempos, por enquanto pelomenos, passaram.

    ResponderEliminar