sábado, maio 23, 2009

Entrada na China




Em finais de 2001, depois do sorteio do mundial, fomos, eu e o António Boronha, e a convite das entidades chinesas de Xangai, diga-se PCC, visitar esta cidade no sentido de fazermos aí o estágio para o mundial. Saímos da Coreia e à chegada a Xangai, tinhamos, à saída do avião, um carro oficial para nos levar ao hotel e às reuniões previstas. Acontece porém, que dentro de todo aquele formalismo próprio dos orientais, se esqueceram de tratar com as autoridades do aeroporto a necessária autorização e a passagem de um visto temporário. Depois de algum tempo esperando por uma solução e sem resultado final à vista, lembrámo-nos de mostrar aos polícias uma revista da FPF que tinha uma foto da Selecção Nacional e onde estávamos os dois. Dissemos então aos nossos interlocutores, este sou eu e este é aquele, apontando na foto as nossas imagens e este aqui é o Figo! Figo, Figo, gritaram os polícias com surpresa e vendo em nós, a partir daquele momento, figuras muito importantes que ladeavam o seu ídolo. Em 10 minutos já tinhamos os nossos passaportes carimbados e estávamos na cidade dentro de um veículo do Partido. Quando chegou finalmente a autorização oficial já descansávamos no hotel! Nem a burocracia do PCC resistiu á força mediática global do futebol e à imagem daquele jogador fantástico que se tornou uma figura mundial ultrapassando as fronteiras europeias.


Esta história parece uma invenção, mas é verdadeira e para quem a viveu, extraordinária. Foi uma pena não termos feito o estágio em Xangai, dado que era o local que reunia melhores condições. Mas isso é outra "estória".

4 comentários:

  1. Bom Blog

    visita:

    www.world-futebol.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Já coloquei o seu blog, de que gostei muito, como um dos que referencio.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Como sabes, caro Godinho, o "mister" da altura fez todos os possíveis para ir com vocês a essa visita a descartar-se da inspecção aos hoteis e Academia Militar de Seul. Ao fim desse mesmo dia em que vocês visitavam Shangai, eu, o "mister" e o nosso amigo PO, tomavamos um café no hotel (que acabaria por ser o da Selecção), quando o Borinha telefonou e descreveu ao "mister" as condições encontradas. Ele dizia que sim, que estava muito admirado, muito contente com o que ficava a saber e que podia ser mesmo uma excelente alternativa a Macau para o estágio final. Quando o telefonema acabou, o "mister" virou-se para mim e disse: "Sabes quando vamos fazer estágio para Shangai? Por cima do meu cadáver". No coments

    ResponderEliminar
  4. transcrição literal não de uma mas de duas verdades se lhe acrescentarmos o comentário do josé carlos freitas.
    com um abraço aos dois, informo que acabei de 'roubar' para o meu blogue a entrada e o comentário.

    ResponderEliminar