domingo, maio 24, 2009

Futebol Informal




No passado fim-de-semana estive presente na entrega de prémios da Taça Coca-Cola, zona de Lisboa, que decorreu no Estádio Nacional e que envolveu mais de 2.000 jovens de ambos os sexos. O futebol base em Portugal, na sua maioria, continua a existir de uma forma muito informal, sem qualquer interferência das instituições oficiais coordenadoras da modalidade, ao contrário do que existe em muitos países. Seria bom que sobretudo as Associações Distritais, em coordenação com as autarquias, escolas e patrocinadores, dessem um passo decisivo para tentar a coordenação/licenciamento destas actividades para que todos estes jovens não perdessem a ligação que pontualmente vão tendo com o desporto que mais gostam. Já vi exemplos no estrangeiro que merecem ser analisados e implementados no nosso país. Caso contrário, os jovens perdem o contacto com o desporto, com uma vida activa e saudável, perdendo-se nos labirintos sem fim da internet, fechados nos seus quartos. A saúde futura dos próprios o seu equilíbrio psicológico, o desenvolvimento das suas faculdades físicas merecem a atenção dos responsáveis do futebol. Seria preferível abordar estes temas em vez das intermináveis discussões, muitas vezes sem resultados palpáveis, das assembleias federativas e associativas. Junto para reflexão duas imagens, uma da Taça Coca-Cola e outra de uma actividade análoga em Inglaterra.


Colaboração de Claude Moreira

De Pequena É Que Se Torce O Pepino



As futebolistas profissionais Rachel Yankey (do Arsenal F.C.) e Sue Smith(do Leeds United), sentadas respectivamente à esquerda e à direita da Taça F.A. 2006 (Campeonato Feminino de Futebol) fotografadas com um grupo de alunos da Danson Primary School, durante uma visita a esta escola do Sul de Londres.
A visita das duas internacionais faz parte de uma campanha da F.A. junto de vários estabelecimentos escolares na Inglaterra a fim de formalizar o futebol feminino junto das jovens adeptas e praticantes desta modalidade.
Em certas escolas primárias e clubes locais o futebol é praticado em equipes mistas de rapazes e raparigas.




Fotografia cortesia do semanário The Mercury.






Sem comentários:

Enviar um comentário