terça-feira, maio 05, 2009

Arbitragem

Durante este fim-de-semana, tive oportunidade de ver jogos dos campeonatos de Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália. O que mais me chamou a atenção na actuação das equipas de arbitragem de todas estas partidas, não foram as questões técnicas, para as quais não me sinto especialmente vocacionado analisar, mas as medidas disciplinares, ou melhor, a falta delas, no que à nossa prova diz respeito. É de facto grande a diferença de atitude das nossas equipas de arbitragem, comparada com as dos outros países, particularmente no que refere aos protestos dos jogadores e treinadores. Os nossos árbitros não percebem, ou não querem perceber, ou não os deixam perceber, que têm de se fazer respeitar, usando os meios que estão ao seu alcance, para evitar cenas perfeitamente incríveis de desrespeito total? Será que em qualquer outra actividade, desportiva ou não, alguém falta ao respeito ao juíz como acontece no futebol português? E qual a razão que leva a que os nossos jogadores e treinadores não tenham o mesmo comportamento nas competições europeias? Nos jogos de selecções, basta por vezes um simples levantar de braços, como aconteceu a Ronaldo, na Sérvia, em 2005, para imediatamente se ser admoestado com um amarelo! Ou é pelo simples facto de nessas competições, dois amarelos, equivalerem a um jogo de suspensão? Se calhar é isso...ou não!
À atenção da Liga.

1 comentário:

  1. Não percebo nada de futebol mas também não sou cego.

    Quando em Londres tenho a oportunidade de ver jogos da Liga Portuguesa observo que muitos jogadores deveriam estar numa piscina a praticar seus mergulhos ou num palco de teatro melo-dramático tantas são as aflições de jogadores estandidos na relva.

    No que toca à falta de respeito pelos arbitros não vale a pena chamar a isso uma pouca vergonha visto que os jogadores que assim se comportam não possuem qualquer respeito profissional pelos espectadores, pela camisola que vestem nem pelos clubes que lhes pagam os chorrudos salários.

    E por isso que prefiro apreciar o futebol feminino quando nos é dada a oportunidade de ver jogar essas grandes desportistas.

    ResponderEliminar