segunda-feira, maio 18, 2009

Onde é que eu já vi isto?

Previsível imprevisibilidade

Errante leitora, errabundo leitor, se há uma verdade, a verdade é que pelo primeiro passo não se conhece o caminho. Em outras palavras: pelo primeiro beijo não se conhece a namorada, pela primeira página não se adivinha um livro e pela primeira cena não se sabe como terminará o filme.
O que quero dizer com este primeiro parágrafo? Ora, o que estou tentando fazer é florear a óbvia conclusão de que pela primeira rodada não se conhece o campeonato. Ou seja, nada do que vimos neste fim de semana tem muita validade. Foram apenas primeiras impressões, primeiros jogos, nada mais do que isso.
Alguns times ainda estão de ressaca pelos festejos de suas conquistas, muitos ainda não se recuperaram de suas derrotas, e outros estão empenhados em competições diversas, como a Copa do Brasil e a Libertadores. Poucos entraram no Brasileiro sóbrios, firmes e concentrados. A maioria está com a cabeça no passado ou no futuro.
Olhando a tabela, vê-se que o Vitória da Bahia e o Cruzeiro são os líderes do campeonato. Mas isso não quer dizer que eles serão os campeões. Aliás, desde que o Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, quem começou na liderança perdeu.
No ano passado, o Flamengo estava à frente de todos depois da primeira rodada, mas terminou na quinta posição. Em 2007, foi a vez de o Atlético Paranaense sair na pole position, mas o time terminou num modesto décimo-segundo lugar. O Grêmio não foi campeão em 2006, o Goiás não levantou a taça em 2004 e o Cruzeiro, que chegou aos 100 pontos em 2003, naquele ano começou com um reles empate em casa contra o São Caetano.
Mas o pior caso foi em 2005. Santos e Atlético-MG eram líderes depois de golearem seus adversários por 4 a 1. Porém, o Peixe acabou no meio da tabela, na décima posição, e o Galo foi pior: terminou rebaixado para a Série B.
Com os jogadores acontece exatamente a mesmo coisa. Não podemos julgá-los por estes primeiros noventa minutos. Por exemplo, Felipe está como o artilheiro do campeonato. Mas com tantos centroavantes famosos, como Ronaldo, Fred e Adriano, acho difícil que o atacante do Goiás chegue à trigésima-oitava rodada como artilheiro do torneio. Sim, eu sei, é possível que eu queime minha língua, mas é difícil.
Na parte de baixo da tabela também há inverdades. O Corinthians começou perdendo em casa, mas o time está bem composto, tem conjunto e venceu o principal torneio estadual do país. Quem duvida que irá se recuperar? O Atlético Paranaense e o Flamengo são os lanternas do Brasileiro, mas os rubro-negros ganharam seus campeonatos estaduais e o mais provável é que, apesar deste primeiro tropeço, caminhem bem na competição.
Enfim, escrevi este previsível texto para dizer que nada é previsível por enquanto, pois julgar um campeonato pela sua primeira rodada é tão absurdo quanto julgar um homem pela primeira palavra que ele diz (se bem que minha primeira palavra foi "babá" e, até hoje, quando vejo uma delas passeando pelo parque, sinto-lhe uma profunda afeição. Uma afeição pura e cândida, é claro.)
Escrito por Torero
(Texto publicado em 11 Maio na Folha de S.Paulo)

Sem comentários:

Enviar um comentário