segunda-feira, maio 11, 2009

O Golo


De todos os golos da Selecção Nacional que presenciei ao vivo, aquele que mais me emocionou, foi sem dúvida, este, de Luís Figo, no Philips Stadion, em Eindhoven, no jogo Portugal/Inglaterra, no Euro 2000. Perdíamos por 2/0 quando o Luís arrancou por ali fora, chutou, as redes abanaram e golo. Continuou a corrida e foi buscar a bola dentro da baliza. A reviravolta iniciava-se. Os ingleses sentiram que iam perder, os portugueses no estádio arrepiaram-se, uniram-se e perceberam que aquele gesto de Luís Figo, iria ficar para sempre imortalizado, dado que simbolizou o início da mais estupenda reviravolta de um jogo de Portugal. Tal como o de Eusébio em 1966, registado pelo grande Nuno Ferrari. Só que desta vez o adversário era a poderosa Inglaterra, cujos técnicos e adeptos se portaram duma forma incompreensivelmente arrogante. Todas as peripécias desse jogo dariam para uma pequena brochura. Um dia destes ainda ganho coragem para as contar.
Poderia falar de outros belos e históricos golos, como por exemplo o de João V. Pinto neste mesmo jogo, o de Rui Costa, em 1995, contra a Rep. da Irlanda, os vários golos do jogo Portugal/Rússia, em 2004, alguns de Pauleta, nomeadamente o que marcou contra a Noruega, em Oslo, em 2003, e tantos outros, mas este, para mim, é o mais fantástico, por si mesmo e pelo que representou.

1 comentário:

  1. sim, foi um grande golo e um grande jogo de uma equipa unida que veio do "nada" e merecia ter chegado à final.
    foi um futebol fresco e emocionante que os nossos rapazes mostraram na holanda. ninguem contou com isso e penso hoje que foi esse o factor que nos levou tao longe. todos lutaram um por o outro e na minha mera opiniao acho que foi a melhor equipa que vi da nossa seleccao. provávelmente nao a nível individual, mas o conjunto fez os tao poderosos. mesmo os franceses nao foram melhor que nós. apenas tiveram mais sorte.

    eu estive presente no jogo contra a roménia e felizmente tive bilhetes para os lugares reservados aos oficiais. deu para a minha mae e eu conheceremos eusébio e festejaremos juntos o golo tardio de costinha...
    um abraco

    ResponderEliminar