quarta-feira, maio 06, 2009

Lendas da Fotografia - António Capela


António Cândido Sanches Capela nasceu em Lisboa, na freguesia de Santa Isabel, no dia 6 de Janeiro de 1927, tendo falecido em 2 de julho de 1996. Uma vida ao serviço da informação desportiva com fotos publicadas no "Notícias da Beira" em Moçambique, na revista "Stadium", no "Diário Popular", no jornal do "Sporting", no "Record" e tantos outros que seria fastidioso enumerar. Quase meio século a registar os grandes momentos do Desporto em Portugal.
Nuno Ferrari, ao evocar o amigo perdido "diria"..."Capela era um excelente profissional que honrava a classe com os seus trabalhos de grande rigor, prestigiando inúmeros jornais com a sua colaboração plena de intuição e saber".
António Capela recebeu alguns prémios, o mais importante dos quais terá sido a medalha de "Bons Serviços", outorgada em 1995, sob proposta do Clube Nacional de Imprensa Desportiva (CNID). A riqueza patrimonial do seu espólio contem momentos únicos da história do desporto em Portugal: Carlos Lopes e Fernando Mamede a correrem lado-a-lado; o ínesquecível Joaquim Agostinho agradecendo a ovação do público na extinta pista do Estádio José de Alvalade, o eterno Eusébio e Rosa Mota no ínicio de carreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário