quarta-feira, agosto 19, 2009

Madonna e o Hermitage


Concerto de Madonna danificou quadros no museu Hermitage?

Madonna terá arrasado no concerto que deu em São Petersburgo, isso não é novidade. O concerto pode ter arrasado as obras do museu Hermitage, ali mesmo ao lado. E isso é motivo de preocupação.
Dia 2 de Agosto, São Petersburgo. Madonna encanta os milhares de russos que foram até à Praça do Palácio assistir a um concerto de mais de duas horas. Tudo correu bem, mas um dia depois assinalaram-se alguns excessos. Excessos de decibéis.

O museu Hermitage, localizado a poucos metros do palco, anunciou ontem que está a estudar a hipótese de algumas telas terem sido danificadas pelo ruído. Um grupo de especialistas mediu os níveis de pressão sonora e vibrações e encontrou valores muito acima dos permitidos.

Ainda não há conclusões precisas sobre os danos causados às telas pelos elevados níveis de som, mas segundo um estudo de impacto acústico, por cada 10 concertos como este um quadro da galeria envelhece um ano.


Estamos sempre a aprender. Desconhecia estes problemas na vida dos quadros. Ainda bem que já visitei o Hermitage, não correndo assim o risco de ter perdido a possibilidade de ver algumas daquelas preciosidades! Nem Advocaat escapou às ondas geradas com o concerto, tendo sido despedido do Zenit depois de um trabalho fantástico feito no clube nos últimos anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário