Mesmo com um pouco de desilusão com a prova de Naide Gomes, a medalha esteve ali a uns centímetros, a participação dos portugueses nestes últimos dias dos mundiais, sem ser brilhante, foi razoável. Realce para Marisa Barros, 6ª na maratona, feminina, Sara Moreira, 10ª nos 5.000 metros e José Moreira 9º, Luís Feiteira 10º e Fernando Silva 13º na maratona. Faltam no entanto sinais de renovação que apontem para eventuais futuros medalhados. Porventura não é possível fazer melhor, mas seria bom para o país e para o desporto que despontassem novos valores. Vontade não faltará para mudar, mas as condições existentes e que serão oferecidas aos nossos técnicos e atletas, presumo que não sejam as melhores. Entretanto, o que me chamou a atenção, na prova feminina da maratona, foi a festa que as atletas francesas fizeram ao chegar à meta, mesmo que os resultados não tenham sido brilhantes, 49ª, 50ª e 54ª classificadas. Chegar, para elas, foi um triunfo, e foi bonito de ver a sua alegria por terem conseguido esse objectivo. Desporto, no verdadeiro sentido da palavra.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Concordo com as ideias expressas no post excepto no que concerne à necessidade de que despontem "eventuais futuros medalhistas". E porquê? Caro amigo,sendo a numismática uma área interessante, eu próprio tenho uma pequena colecção, não consigo relacionar um maior número de medalhistas com a evolução do atletismo. Não será assim tão grande o número de medalhas para que seja necessário e urgente para a evolução da disciplina um incremento no número dos que as estudam. Ao contrário penso que um lote de atletas promissores que possa constituir a promessa de que seja um lote de medalhados se me afigura bem mais necessário.
ResponderEliminarCumprimentos.
Mea culpa. Tem todaa razão. No melhor pano cai a nódoa. Vou emendar. Abraço.
ResponderEliminar