quarta-feira, dezembro 23, 2009

Abel Xavier

Uma das primeiras fotos de Abel Xavier, ao serviço das selecções nacionais, em 14.3.1989, no Estádio Nacional, integrando a equipa que viria a sagrar-se campeã da Europa sub/16 e que neste jogo venceu Malta por 6/0.
Em pé: Paulo Santos (Sporting CP), Rui Ferreira (SL Benfica), Adalberto (Boavista FC), Figo (Sporting CP), Geani (Vitória SC) e Abel Xavier (Estrela da Amadora)
Sentados: Miguel Simão (Boavista FC), Alvaro Gregório (FC Porto), Canana (FC Porto), Costa (FC Porto) e Tulipa (FC Porto)
Uma das últimas selecções que integrou, em Abril de 2002, em Alvalade, antes de um Portugal/Brasil.

Regressei ontem a Lisboa e soube dos últimos desenvolvimentos da vida do Abel Xavier. Sou seu amigo e a amizade é recíproca. Conheço-o desde os seus 15 anos e estive ligado, directa e indirectamente, à sua carreira nas selecções nacionais e nos clubes. Estive sempre ao seu lado nos momentos mais difíceis, desde o castigo da UEFA às questões das substâncias dopantes. Uma vez deu uma entrevista e reconheceu-o publicamente. Fomos campeões do mundo em Lisboa, em 1991, e lembro-me das lágrimas a escorrerem-lhe pela cara quando na véspera da final, na RTP, um célebre e anedótico jornalista, disse o seguinte, numa análise aos jogadores portugueses: "Abel Xavier, o pior jogador da selecção portuguesa". Foi superando sempre todas as dificuldades, os assobios no Benfica, o esquecimento em Oviedo, os castigos, as lesões. Sempre positivo e bem disposto, nunca o vi fazer mal a ninguém, tendo um percurso invejoso de passagem por grandes clubes, um pouco por todo o mundo. Terminou agora a sua carreira de uma forma original, como sempre foi a sua passagem pelo mundo do futebol. Obrigado Abel, muçulmano ou católico, cabelo louro ou preto, vemo-nos por aí um dia destes.

4 comentários:

  1. Caro Sr. Godinho.
    Muito interessante ouvir isso sobre ele, já que normalmente pouco se sabe da maneira de viver e conviver dos jogadores. Uma pesso muitas veze julga um deles por a sua atitude em campo e provavelmente pelo seu exterior.
    Por isso agradeco ter dado essa bréve informacao sobre o Xavier que mostra que é mesmo importante conhecer as pessoas para as poder julgar (e ás vezes nem assim).
    Tudo de bem, para ti, Xavier e um feliz Natal tambem para si, Sr. Godino.

    ResponderEliminar
  2. Sendo considerado o pior jogador da Selecção portuguesa acho exagerado.É verdade que teve momentos baixos enquanto estava na selecção mas quem não os tem?Nem o melhor jogador do mundo tem sempre grandes jogos ao serviço da sua selecção.O que é verdade é que Abel Xavier ajudou Portugal nos vários jogos que disputou.

    ResponderEliminar
  3. Para o Abel "Faisão" Xavier o catolicismo não era suficientemente misógino e homofóbico (!), vai daí converteu-se ao islamismo. Talvez o amigalhaço Santana Lopes se converta também...

    E ainda ligam a estes imbecis!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo, publiquei o seu comentário porque acho que tem direito à sua opinião. Abel é tudo menos imbecil. É diferente, pensa diferente, vive diferente, nada que me incomode. Se fossemos todos iguais é que seria complicado, por isso, desde que não nos afecte directamente, as opções de cada um, desportivas, religiosas, políticas ou outras, dizem respeito aos próprios.

    ResponderEliminar