sábado, dezembro 12, 2009

Francisco Silveira Ramos


O meu amigo, Prof. Silveira Ramos, lançou ontem, em Lisboa, um livro com o título "Futebol, a competição começa na rua", apresentado, numa sala cheia de amigos e jornalistas, pelo Prof. Rui Caçador.
"Inovadora, actualizada e de uma visão global fascinante, assim nos é apresentada esta obra que o autor transforma num livro de referência no panorama do desenvolvimento do futebol português" começa assim o Prefácio da autoria de Rui Caçador. Aconselho a leitura, desejando sorte ao autor, que a merece pela sua honestidade intelectual e pela sua competência profissional.

3 comentários:

  1. Grande Silveira Ramos. Que prazer foi ter sido seu aluno

    ResponderEliminar
  2. Com algum atraso, vejo-me obrigado a comentar os comentários. O que a amizade faz às pessoas ... mas mesmo que por amizade, ou ainda mais por isso, referências destas fazem-nos felizes. SR

    ResponderEliminar
  3. O meu nome é Alexandra Silva e sou aluna da licenciatura em Ciências do Desporto na UTAD. Pretendo seguir o ramo dos Jogos Desportivos colectivos e especializar-me em futebol.

    O alto rendimento é a minha grande meta, mas também tenho um grande fascínio pelo futebol de formação.

    Conheço o trabalho do professor Silveira Ramos e devo dizer que é uma ferramenta de trabalho útil. Por esse motivo,deixo aqui uma questão para o professor que gostava que me respondesse: para o escalão etário 3-4 anos, como acha que deve ser concebido o treino? Deve investir-se mais no jogo com o pé? Ou trabalhar mais o vocabulário motor da criança, utilizando também as mãos e criando situações que desenvolvam o raciocínio, ainda que não sejam muito específicas?

    Gostava também de fazer chegar ao professor um trabalho que elaborei sobre " a Construção e Operacionalização de um Morfociclo Padrão para uma semana com 3 jogos". Era muito importante para mim ter uma opinião de alguém que conhece a periodização táctica e o trabalho de Mourinho...

    Sem mais assunto, agradeço a atenção dispensada. Continue o bom trabalho!

    Sinceros Cumprimentos,
    Alexandra Silva

    P.S. Se quiser conhecer um pouco melhor as minhas ideias futebolísticas, pode visitar o meu grupo do Facebook: http://www.facebook.com/group.php?gid=372196887189

    ResponderEliminar