terça-feira, novembro 24, 2009

Insólito

Sempre que se realiza um jogo entre selecções nacionais, o árbitro do jogo entrega às duas equipas, três impressos para serem preenchidos, a ficha do jogo, a lista dos sete elementos que se sentarão no banco e outra dos cinco elementos que estarão num banco adicional. Ao iniciar-se o jogo, o 4º árbitro dirigiu-se-me dizendo que só tinha colocado quatro nomes na ficha do banco adicional pelo que um dos elementos teria de sair. Estranhei o engano mas admiti-o e disse ao António Gonçalves, técnico de equipamentos, para sair do banco. Ao intervalo dirigi-me à cabine dos árbitros para solicitar a inclusão do quinto nome, partindo do princípio que me tinha enganado. A resposta da equipa de arbitragem italiana foi áspera e peremptória: "Os regulamentos não permitem a alteração". Conformado, mas não convencido, mesmo sabendo que não era uma questão crucial, fui falar com o delegado da FIFA, o meu amigo Petr Fusek, da Rep. Checa, que me disse ser este um problema menor e que o iria resolver. Entretanto, para perceber o que se tinha passado, tirou da sua pasta uma cópia da folha que preenchi, e, surpresa das surpresas, afinal a ficha estava bem preenchida e o 4ºárbitro é que se tinha enganado! O delegado obrigou o árbitro a dirigir-se ao banco da equipa de Portugal, antes do jogo recomeçar, e à frente de todos, pedir desculpa. Assim o fez. Escusava era de ter sido tão arrogante quando lhe foi pedida uma coisa tão simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário