Após uma viagem de duas horas - mais do que Lisboa a Paris - chegámos a Cape Town, cidade onde se realizará o sorteio do Mundial. Todas as referências que temos sobre África aqui estão completamente esbatidas. Esta é uma África diferente, ocidentalizada, desenvolvida. Waterfront, a mais famosa das zonas de restauração e comércio tem semelhanças com a nossa Vilamoura, multiplicada por cinco. A história desta cidade está intimamente ligada à nossa história porque é perto daqui que se situa o Cabo da Boa Esperança, que no século XV tanto atemorizou os nossos navegadores e que foi dobrado pela primeira vez por Bartomeu Dias, em 1487. Pode ser que na próxima sexta-feira, também na Cidade do Cabo, seja possível iniciar um processo que nos leve a ficar na história do futebol.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
domingo, novembro 29, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá! Meu nome es Patricia. Sou jornalista argentina e estou a trabalhar agora para uma serie documental para emitir en Portugal. Estou a procura dos portugueses que vivam em Cidade do cabo. Posso falar com voces acerca dos detalhes do nosso documentario?
ResponderEliminarMuito obrigada.
Cumprimentos.
Meu mail es patomaldo@cuatrocabezas.pt.
ResponderEliminarObrigada!
Patricia.