quarta-feira, junho 10, 2009

Futebol e Política




Nos meios de esquerda, sempre se afirmou que o Estado Novo Salazarista se serviu do futebol até à exaustão. Existem provas irrefutáveis, documentais, que de facto assim aconteceu. Não sei no entanto, se o aproveitamento terá sido maior ou menor do que aquele que o Estado Democrático, com outros contornos, por outras formas, tem utilizado para se colar a êxitos para os quais, pouco, ou muito pouco, tem contribuído. É evidente que não há comparação entre as instituições e as pessoas destas duas épocas, seria mesmo provocação ou loucura compará-las. No entanto, convém salientar que não é nada agradável perceber os motivos que levam os políticos a aparecerem no momento certo, na hora adequada, sempre depois das vitórias. Só conheci um que apesar da derrota, e que derrota, teve a coragem de dar a cara. Jorge Sampaio no Euro 2004. Quando se perde, sentem sempre uma enorme pressa em apanhar o avião ou ir para casa mais cedo. Este é um assunto a que voltarei mais tarde, com histórias, aliás, bastante pitorescas.

No entanto, est post tem a ver sobretudo com a data de hoje, 10 de Junho, e pelo facto de se comemorar a inauguração do Estádio Nacional, cujo programa oficial anexo. Junto também uma foto curiosa de um jogo Alemanha/Portugal, disputado em 1938.


,Alemanha/Portugal - 1938

2 comentários:

  1. Dizem-me umas comadres post-Salazaristas que alguns futebolistas sindicalizados e a FPF (?) viram-se envolvidas em 1975, logo a seguir à Revolução de Abril em lutas políticas que afectaram a Seleção Nacional ...

    Quaís foram finalmente os factos históricos sobre essa tentativa radical de politizar o futebol em Portugal ?

    ResponderEliminar
  2. Nunca ouvi nada sobre o assunto, mas se tiver dados que queira fornecer estarei à sua disposição para publicá-los.

    ResponderEliminar