terça-feira, junho 30, 2009

Doping

“Tomei doping”

"Tomei doping de todas as vezes que me foi dado. E quem recusasse tomar alguma coisa provavelmente ficaria sem jogar. Nunca vi um único colega insurgir-se contra esta situação." A confissão e denúncia – sobre a utilização de substâncias dopantes no futebol português – são feitas por Fernando Mendes, ex-futebolista, num livro polémico que a partir de amanhã está à venda, ao qual o CM já teve acesso.

Chama-se ‘Jogo Sujo’ (editora D. Quixote) e ao longo das quase 200 páginas o único futebolista português que passou pelos cinco clubes campeões nacionais (Sporting, Benfica, FC Porto, Belenenses e Boavista) desfia um rosário de situações ilícitas com as quais admite ter pactuado. Um testemunho cru, feito na primeira pessoa, sobre o lado mais negro do futebol.

Fernando Mendes, agora com 42 anos, não dá nomes nas passagens mais polémicas. Mas não é difícil chegar a eles. 'Lembro-me de um jogo das competições europeias contra uma equipa que tinha três campeões do Mundo no seu plantel. Um deles era um poderoso avançado. Como sabem, sempre joguei a defesa-esquerdo e, embora não tivesse de marcar este jogador directamente, apanhei-o várias vezes no terreno de acção. Ele era um armário, com um tremendo poder de impulsão. Mas nesse dia eu saltei que nem um louco e ganhei-lhe quase todas as bolas de cabeça. Parecia que tinha molas nos pés. (…) Meu caro, se estiveres a ler este livro, tenho todo o prazer em explicar-te o segredo: uma pequena vacina, do tamanho de meia unha, chamada Pervitin. Espetavam-nos aquilo no braço, mesmo no músculo, e dava para correr e saltar durante quatro jogos de seguida.'

Toda a notícia aqui

Caro Fernando Mendes, quem sou eu para criticar a tua opção editorial. Tomaste a opção de o fazer desta forma e por ela serás conhecido. Ou seja, tudo o que de positivo tenhas feito no futebol, e foi bastante, será anulado pelo mal de que falas e segundo dizes, fizeste. Vais concerteza vender muitos livros e durante uns dias serás falado, analisado e andarás nas manchetes. Gostaria no entanto de te fazer uma pergunta: Se escrevesses sobre os factos positivos da tua vida desportiva e de tudo o que de bom viste e viveste no futebol, existiria a reacção com a repercussão que este assunto vai ter? É só essa a pergunta que te faço.

1 comentário:

  1. Gostava de saber o que Manuel José dirá deste livro.
    É que aquela história de tomar "doping" num jogo contra 3 campeões do Mundo,parece-me que foi contra o Inter de Milão que tinha nas suas fileiras Andreas brehme,Matthaus e Klinsmann.Enfim,acho que isto não terá resultado prático nenhum,nem acho que neste momento interesse muito,a não ser claro a quem o treinou na altura e tenha um nome a defender!

    ResponderEliminar