sexta-feira, junho 05, 2009

Aos jovens desportistas - a força dos exemplos








Este foi um comentário que recebi da minha amiga Helena Oliveira, praticante de basquetebol. Achei - espero perdão por tal - que deveria publicá-lo como post.

Luís Figo - o exemplo para todos

Aproveitando esta menção ao surf juntamente com o Grande Luís Figo (que tive o privilégio de conhecer aquando dos vários estágios da Selecção Nacional, nos hotéis onde trabalhei) e acrescentar que a paixão por algo - surf - pode levar-nos a maravilhas: as fotos, que já tinha visto, tiradas pelo sr. Clark Little são realmente extraordinárias. Assim como extraordinária toda a postura de Luís Figo durante toda a sua actividade desportiva, e então, estas últimas palavras para com os simpatizantes do Inter só estão ao alcance de alguém como Luís Figo!
Queria, no entanto, utilizar as palavras dele, de só ter conseguido o que conseguiu porque, desde pequeno, soube que, o único caminho para o sucesso seria o do muito trabalho e sacrifício. Não poderia estar de mais acordo! É tudo o que eu penso, e, ainda mais, quando este pensamento é “promulgado” por uma individualidade deste nível, que provou, através dos seus “actos”, toda esta ideia! Nada mais é necessário!
Espero que os mais jovens candidatos desportistas a “vedetas” (quero dizer expoentes máximos de qualidade nas modalidades que decidiram praticar) façam deste lema a sua “Bíblia”. Digo isto porque, também eu finalizo a minha modesta carreira desportiva numa modalidade bastante exigente, e que sem muito trabalho e sacrifício, não teria conseguido conciliar carreira profissional com desporto (joguei basquetebol durante muitos anos na Liga Feminina Portuguesa). A todos estes jovens, mesmo aqueles que já são jovens “vedetas” que trabalhem muito, porque se vão sacrificar ainda mais, mas que sejam, ou se mantenham, também muito humildes! Penso que o segredo está aí.
Dos grandes desportistas que conheci (uns melhor que outros), juntamente com Luís Figo (neste caso apenas contacto profissional), gostaria de mencionar Carlos Resende e Nieves Lobon.
Penso que, Carlos Resende não necessita de apresentações, mas para quem tenha dúvidas, foi (para mim, pelo menos, mas mesmo para pessoas mais entendidas e importantes do que eu!) o melhor jogador de andebol Português de todos os tempos, que tenho a sorte de conhecer (neste momento é o treinador de andebol da equipa sénior do FC Porto). Tudo aquilo que tinha de bom jogador tinha-o como pessoa: humildade, amizade e trabalho.
Para quem não esteja muito familiarizado com desporto feminino, Nieves Lobon foi só a melhor jogadora de basquetebol (embora tenha começado por praticar andebol!) estrangeira, durante vários anos, a jogar em Portugal. Jogou na nossa Liga Feminina pelo CD Póvoa e representou, também, o mesmo clube, nas competições europeias. Antes de chegar a Portugal, já tinha representado importantes clubes espanhóis bem como a forte Selecção Espanhola em campeonatos do Mundo e da Europa. Tive o privilégio de treinar e jogar com ela. Também ela, tudo o que tinha de boa jogadora, tinha-o como pessoa: era sempre a primeira a trabalhar e a sacrificar-se pelo grupo. A humildade dela não tinha tamanho, era enorme! Só uma pessoa desta qualidade humana alguma vez jogaria na nossa pequenina Liga Portuguesa, visto que, após a sua chegada ao CDP, foi convidada para ir jogar para a equipa de Madrid, mas regressou de lá, ao fim de 3 semanas, porque o factor humano era mais importante.
Pelo contacto que tenho tido, actualmente, com várias gerações de desportistas (masculinos e femininos), para desilusão minha, não vejo grandes atitudes no que respeita a sacrifício e trabalho.
Espero que as grandes palavras de Luís Figo cheguem aos ouvidos dos mais novos e que sejam o mote para grandes feitos, principalmente do desporto Português!

3 comentários:

  1. Gostei do que li e adorei o exemplo da Nieves Lobon, pois fui sua companheira de equipa e todos os elogios são poucos para esta grande atleta e mulher. Helena fizeste-me lembrar uma época fantástica das nossas vidas. Tudo o que vivemos e aprendemos em todos os anos que jogamos basquetebol no Clube Desportivo da Póvoa, ficou para sempre e cresceu connosco. Foram valores que para sempre nos acompanharam e nos tornaram mulheres mais fortes e preparadas para as diversas dificuldades da vida. A Nieves foi sem dúvida um exemplo, mas todo o grupo de atletas, incluindo o treinador merecem toda a nossa admiração e respeito. Foram muitos anos de trabalho que tiveram o seu ponto alto no ano 2000 com o título da Liga Feminina.
    Obrigada Helena por me fazeres recordar esses tempos.
    Já agora, não tinhas uma fotografia melhor para apresentar.........?
    Beijinhos

    Gabi

    ResponderEliminar
  2. Gabriela, desculpe mas as foto fui eu que as pus, não a Helena. Eu sou o culpado...De qualquer forma belo comentário.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Está desculpado. Apenas quis dizer que esta foto é demasiado actual e não estão presentes nela pessoas importantes dessa época a que me refiro.
    Obrigada e cumprimentos.

    Gabriela

    ResponderEliminar