sexta-feira, junho 19, 2009

Futebol e Política - 3 -


Na sequência do que já aqui se escreveu sobre o tema junto mais um texto, polémico, sem dúvida, com o qual discordo em vários pontos, mas que pretende contribuir para a discussão do tema.




"...No que respeita ao futebol profissional, penso poder acrescentar alguma coisa: ele é o fenómeno cultural de maior magia e uma boa selecção nacional identifica, distingue, singulariza um país. Mas estou a nivelar-me por uma crítica malsã, se pergunto por que em muitas autarquias parece haver mais dinheiro para o futebol-espectáculo do que para a satisfação das necessidades primárias das populações? Ou se os políticos manifestam uma emoção, pelas vitórias da selecção nacional de futebol como o não fazem, em relação aos (chamemos-lhes assim) ?campeões? das artes, das ciências e das letras?"






Colaboração de Claude Moreira

2 comentários:

  1. Fotografia histórica do ditador fascista Espanhol Franco rodeado dos seus capangas e muito admirado obviamente por Falangistas no que deve ser uma final da Taça em Espanha.

    E o "nosso" Salazar ??? Nunca vi fotografias do "nosso" ditador a assistir a um jogo de futebol...nem do Benfica, Sporting, Belenenses, Porto , etc.. etc..

    Será que a eminência de Coimbra não tinha geito para dar chutos na bola...preferindo usar as botas para coisas mais importantes, como a politica ou tratar da saúde dos opositores ao seu regime...

    ResponderEliminar
  2. Meu caro esta foto foi tirada num Espanha/Portugal e tenho até fotos bem tristes dos jogadores portugueses, de alguns, não de todos, fazendo a saudação fascista.

    ResponderEliminar