sexta-feira, junho 26, 2009

Pepa - à atenção dos mais jovens

Selecção Nacional campeã da Europa Sub/19


Li uma reportagem muito interessante no jornal “O Jogo”, de 22 de Junho, da autoria de Tiago Lemos, sobre Pepa, ex-jogador de futebol, 22 vezes internacional em diversos escalões, que aos 28 anos abandonou a prática da modalidade. Foi considerado o melhor jogador da final do Europeu de sub/19, no jogo com a Itália, que vencemos, em 1999, na Suécia. Foi esta aliás a nossa última vitória neste escalão. Jogavam nessa equipa entre outros, Moreira, Ricardo Costa, Miguel, Duda, João Paulo, Cândido Costa.
Começou a destacar-se como jogador do Benfica, lançado por Graeme Souness, tendo posteriormente andado por vários clubes até parar, após um calvário de lesões e com nove operações realizadas. Hoje está a iniciar a carreira de treinador.
“Arregacei as mangas, tirei dois cursos de treinador, acabei o 12º ano, fui a vários seminários e tirei um curso de informática. Entretanto, entrei para a faculdade, mas não sei se posso ir em frente com isso, porque é uma privada e não tenho possibilidades financeiras”, admite.
Mesmo com o aumento das qualificações, não vai ser esquisito na hora de escolher emprego. “Uma pessoa com necessidade faz tudo, até tirar cafés” admite, revelando que sonha editar um livro onde conte a sua história, para aqueles que estão a começar “saibam que o futebol não traz só facilidades”.

2 comentários:

  1. Então onde está a solidariedade entre futebolitas Portugueses... entra a geração dos Ferraris, jet privados, meninas (meninos ?
    férias tropicais, etc.. e os antigos jogadores como o Pepa que encontram sérias dificuldades em se re-adaptar a uma vida profissional que lhes permitam ganhar a sua vida honestamente ?

    Será que a rica FPF não tem uns fundos postos de parte para financiar jogadores que não tiveram sorte na sua vida desportiva ?

    ResponderEliminar
  2. Não sei se é a FPF ou o Sindicato de Jogadores que terão de fazer algo por estes casos. O que me parece é que os principais responsáveis são os clubes ao promover cedo demais, o estatuto de estrelas a jovens com talente mediano. Deviam preocupar-se mais em dar-lhes/obrigá-los a ter formação académica para que se possam defender quando pararem de jogar.

    ResponderEliminar