terça-feira, junho 30, 2009

A PIDE e a Polícia Secreta da Roménia

Popescu numa disputa de lance com João V.Pinto


"Gheorghe Popescu, antigo jogador romeno, veio a público negar as suspeitas que o acusam de ter sido informador da polícia secreta do regime ditatorial de Ceausescu. As acusações partiram do jornal diário «Adevarul», que acusou o ex-internacional de ter sido informador do regime entre 1986 e 1989. Agora, com 41 anos, veio a público negar as suspeitas que o acusam de ter sido informador da polícia secreta romena do regime ditatorial de Ceausescu. As acusações partiram do jornal diário «Adevarul» que acusou o ex-internacional romeno de ter sido informador do regime entre 1986 e 1989. «Gica», actualmente com 41 anos, admite apenas ter assinado um documento com o governo em que se comprometia a defender «os interesses nacionais». O antigo jogador defende-se dizendo que o documento assinado «era uma coisa muito genérica» e garantiu que tem a «consciência tranquila». «Não denunciei ninguém», concluiu."


A notícia completa de MaisFutebol Aqui



Este assunto trouxe-me à memória um outro ocorrido entre nós e que passo a transcrever:



"Com via aberta nos CTT, onde chegara depressa, a alto cargo, Cândido Oliveira desviava amiúde para os ingleses correspondência que sabia destinada a alemães. A Gestapo descobriu e queixou-se a Salazar""...Exigiram a prisão dos cabecilhas. Cândido era um deles"

"...Entraram de rompante. De boca a sangrar, corpo amachucado, dentes partidos, embarcou para Cabo Verde, a caminho do Tarrafal. Levantaram-se rumores de que António Roquete, seu companheiro do Casa Pia AC, e que ele pusera como guarda-redes nos Jogos Olímpicos de Amsterdão, fora o agente da PIDE que mais o esmurrara. Que talvez não tivesse sido bem assim - afirmaria Maria Claudina Nunes, a sobrinha de Cândido, já depois da sua morte: O meu tio gostava muito do Roquete" "...que apesar de tudo, não se portou bem quando o Cândido foi preso."



Toda a história em "Equipamentos com História", edições A Bola

2 comentários:

  1. ATÉ QUE ENFIM QUE ACREDITAM QUE O ROQUETE NÃO DENUNCIOU NEM PRENDEU O CÂNDIDO DE OLIVEIRA

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de fazer um trabalho sobre a pide

    ResponderEliminar