terça-feira, junho 23, 2009

Poborsky, Portugal e o Euro 96


Faz hoje precisamente 13 anos, em Villa Park, no Portugal/Rep.Checa. Lembram-se qual foi, em última análise, a sequência deste lance? O regresso a Portugal! Uma equipa mais fraca, mas muito bem organizada, com jogadores em ascenção, eliminou-nos sem qualquer mácula, chegando sem surpresas à final e perdendo, injustamente com a Alemanha. Este jogo ficou recordado pelo chamado golo "chapéu do Poborsky". Só não o consideramos fantástico porque foi contra nós!
A história merece ser contada: depois do nosso último jogo da 1ª fase contra a Croácia, regressámos ao hotel e enquanto jantávamos assistimos ao Itália/Rep.Checa que iria determinar o nosso adversário nos 1/4 final. No final, quando vimos que os checos eliminaram os italianos, todos nós, jogadores incluídos, manifestámo-nos com alegria. Os italianos é que não nos podiam calhar! Mais tarde, em 2004, aconteceu o mesmo, desejámos os gregos, mas os eliminados foram os checos e quem seguiu para a final foram os...gregos. Resultado? O mesmo! Por isso, a história ensina-nos que mais vale aguardar e desejar que nos saia em sorte um grande.

2 comentários:

  1. Claro que nos lembramos... Estavamos todos nas bancadas por detraz da balisa Portugesa quando o "camarada" checo Poborsky, ainda um desconhecido, magistralmente marcou uma chapelada que nos assombrou a todos... Assim é o futebol.. Cheio de surpresas....

    ResponderEliminar
  2. palavras com muita verdade!
    ás vezes deseja-se uma coisa, pensando que é melhor para um, e afinal torna se na opcao pior.
    isso leva nos à conclusao que normalmente ganha a melhor equipa e tanto da jogar contra um "grande" ou "pequeno". na maioria das situacoes depende da equipa quem sai vitorioso do campo.
    quanto ao jogo foi muito triste porque nao fomos inferiores, apenas com menos atencao num momento. podia ter sido um grande torneio, mas mesmo assim deixou-me alegre porque foi uma equipa portugesa que superou todas as esperancas.

    ResponderEliminar