Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
quarta-feira, junho 30, 2010
De regresso
Sem dramatismos
Final
terça-feira, junho 29, 2010
Fazer história
Portugal/Espanha
segunda-feira, junho 28, 2010
Ranking FIFA
Erros
Vem aí a Espanha
domingo, junho 27, 2010
Puberdade
Nova coincidência
Actualização às 12.35h: Esqueci-me de referir que Hector Baldassi foi o árbitro do Suiça/Honduras, jogo que tinha relação directa com a qualificação da Espanha, Suiça ou Chile.
sábado, junho 26, 2010
Não percebo
Humor e contradições inglesas
Notável
De regresso a "casa"
sexta-feira, junho 25, 2010
Troca de galhardetes
Durban
A casa con vergogna
quinta-feira, junho 24, 2010
Ouvidos
Fernando Pessoa
1896 - Parte para Durban, na África do Sul.
1905 - Regressa a Lisboa
1906 - Matricula-se no Curso Superior de Letras, em Lisboa
1907 - Abandona o curso.
1914 - Surge o mestre Alberto Caeiro. Fernando Pessoa passa a escrever poemas dos três heterónimos.
1915 - Primeiro número da Revista "Orfeu". Pessoa "mata" Alberto Caeiro.
1916 - Seu amigo Mário de Sá-Carneiro suicida-se.
1924 - Surge a Revista "Atena", dirigida por Fernando Pessoa e Ruy Vaz.
1926 - Fernando Pessoa requere patente de invenção de um Anuário Indicador Sintético, por Nomes e Outras Classificações, Consultável em Qualquer Língua. Dirige, com seu cunhado, a Revista de Comércio e Contabilidade.
1927 - Passa a colaborar com a Revista "Presença".
1934 - Aparece "Mensagem", seu único livro publicado.
30 de novembro de 1935 - Morre em Lisboa, aos 47 anos.
Bafana, Bafana
quarta-feira, junho 23, 2010
José Saramago
Selecção Feminina
Sentir Portugal
terça-feira, junho 22, 2010
Vuvuzela
Da lei da morte libertando
“E aqueles que por obras valerosas”, ou seja, todos os que são dignos de serem recordados pelos feitos heróicos cometidos em favor da pátria e que por isso nem mesmo a morte os pode votar ao esquecimento, “Se vão da lei da Morte libertando”, pois foram imortalizados.
Para tal compara os feitos dos Portugueses aos de Ulisses, herói da Odisseia de Homero e aos de Eneias, o troiano que, na Eneida de Virgílio, chegou ao Lácio e fundou Roma.
Foi usando os Lusíadas, de Camões, que se escreveu a fita da coroa de flores deixada junto à estátua de Bartolomeu Dias. Talvez Bartolomeu Dias e os outros navegadores tenham iluminado os nossos atletas.
Coreia do Norte
segunda-feira, junho 21, 2010
1966 em 2010
Bartolomeu Dias
Nova Zelândia
domingo, junho 20, 2010
"Saltillo" francês
Surpresas
Selecção Nacional Feminina
A Selecção Nacional Feminina “AA” defrontou a Finlândia em mais um jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo 2011. Perdeu por 4-1, resultado que não revela a boa 1ª parte que realizou e a motivação das nossas jogadoras.
Aos 21 minutos podíamos estar a ganhar por 2-0. Não aproveitámos a falha das jogadoras num atraso falhado na zona defensiva. Edite poderia ter inaugurado o marcador mais cedo. Entrámos a vencer! Calámos os cerca de 1500 adeptos da Finlândia presentes no Estádio.
A Finlândia consegue empatar e quase a terminar a primeira parte, surge a marcação de uma grande penalidade duvidosa contra a equipa das Quinas.
Sofremos o 3º golo no início da 2ª parte, mas não baixámos os braços. Tal como muitas vezes acontece no futebol, não aproveitámos a oportunidade que surgiu para reduzirmos o marcador para 3-2 e, no contra-ataque, a Finlândia faz o 4-1 final.
Quebrámos fisicamente na 2ª parte. A Finlândia apresentou-se fisicamente mais forte. A estatística do jogo mostra-nos 4 golos em 5 remates da Finlândia, contra 1 golo em 4 remates de Portugal.
O ambiente é bom e as jogadoras continuam com motivação para corrigirem os erros de forma a alcançarem melhores resultados.
O jogo ficou ainda marcado pelo facto de duas jogadoras da Selecção Nacional terem atingido números míticos ao serviço da Selecção Nacional: Paula Cristina atingiu as 100 internacionalizações e Carla Couto igualou as 127 internacionalizações de Luís Figo. Já na próxima 4ª feira (23.06.2010), no jogo de qualificação frente à Eslovénia, no Estádio Municipal do Cartaxo, pelas 18h00, Carla Couto terá hipótese de alcançar as 128 internacionalizações, sendo a primeira jogadora a atingir tal feito.
Um crónica interessante de Ana Caetano.
Saramago
sábado, junho 19, 2010
Cidade do Cabo
Zenani
Frio - 2 -
sexta-feira, junho 18, 2010
Frio
Foto do dia
União
quinta-feira, junho 17, 2010
Vamos a isso, rapazes!
Os contras
Os prós e os contras
quarta-feira, junho 16, 2010
Esclarecimento
Preparando o jogo
De regresso
Costa do Marfim/Portugal
terça-feira, junho 15, 2010
Adeptos
O jogo
Vuvuzela
segunda-feira, junho 14, 2010
Nani
O jogador português está preocupado com as interpretações dúbias que foram dadas e explica que este seu desabafo pode ser explicado “com o tremendo desejo de jogar e de ajudar a equipa”, como é o seu caso. “Quando um jogador se sente minimamente melhor, seja de que lesão for, acha sempre que já está bom, mesmo não estando, porque a ansiedade de recuperar depressa e de voltar a jogar é muita”, concretiza. “É o meu caso. A lesão está lá, na clavícula, por isso tive de deixar a selecção, mas como me sinto melhor, na minha cabeça acho que já não se passa nada”. A verdade é que o problema na clavícula não o impede de fazer a sua vida normal, mas impede-o, sim, de competir. “E isso é o que mais dói”, concluiu, desejando que todos coloquem um ponto final em todas as especulações em redor de um assunto que “está definitivamente encerrado”, tanto mais quanto, alerta, “todas as atenções devem agora estar totalmente concentradas em redor da selecção, do jogo com a Costa do Marfim e com a vitória” que está convencido vai ser alcançada por Portugal.