No início das actividades da Selecção Nacional a larga maioria dos jogos realizavam-se contra a Espanha. As dificuldades de transportes eram grandes e optava-se por jogar com os nossos vizinhos. Com o decorrer dos tempos foram acontecendo cada vez menos jogos entre o nosso país e Espanha. Ultimamente têm sido mesmo muito esporádicos os confrontos entre os dois países. Portugal defrontou a Espanha em 35 jogos, nos quais obteve 7 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. O último encontro teve lugar em 2004, no durante a fase de grupos do Euro e realizou-se no Estádio de Alvalade. O resultado foi-nos favorável por 1/0, com golo de Nuno Gomes, e deu lugar à eliminação dos espanhóis. Que tudo se mantenha como então é o meu, nosso, desejo!
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Espero que a Selecção de Portugal vença a do estado espanhol - esse aglomerado de nacionalidades oprimidas. Na Galiza, por exemplo, muitos filhos dessa nação irmã, berço do nosso idioma, se juntam para apoiar a Selecção portuguesa. Um grande abraço, Carlos, e, já sabes: não tenham pressa de vir para casa. Venham o mais tarde que puderem.
ResponderEliminarCumpra-se Portugal!
ResponderEliminarEu, apesar de tudo, estou confiante. Sobretudo por causa da nossa boa defesa. Eles que entrem em campo tranquilos mas determinados. Dê-lhes abraços por todos nós! Força!
ResponderEliminar