Vuvuzela é uma palavra muito em voga por aqui na África do Sul. Sinceramente acho que é uma tremenda asneira permitir a entrada destes objectos, que podem ser de arremesso, mas que são seguramente extremamente irritantes para quem está dentro do campo. No último Portugal/Moçambique houve momentos de grande intensidade sonora que perturbou notoriamente os processos normais de jogo, em particular, a comunicação entre os diversos agentes do jogo. Se neste jogo, com 30.000 espectadores, o ruído incomodava bastante, estou para ver quando jogarmos com 70.000. Além disso, destruiu os habituais incitamentos dos adeptos porque nada mais se ouve do que os sons daquelas trombetas. Penso que deveria haver algum cuidado no tratamento deste assunto, mas não há dúvida que é muito perturbante. E não sou só eu que o digo, são essencialmente os jogadores.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Em todo o lado fala-s das perturbacoes causadas por as vuvuzelas. na tv já utilizam filtros especias para baixar os ruidos, mas nem assim se consegue tirar o "enxame de abelhas" da própria sala.
ResponderEliminarÉ um elemento cultural dese país e tenho dúvidas que será possivel banir essa trombeta dos estádios.
Há de fazer o melhor dessa situacao, já que isso afecta ambas as equipas.
Mais uma vez: Forca Portugal
O que mais me deixa de boca aberta é permitir que semelhante objecto seja permitido entrar no estádio e uma tampa de um garrafa de água não pode... as leis da física devem explicar o motivo pois em consequências indirectas... ganha a vuvuzela! À cabeça, a surdez. Ou será que a tampa de uma garrafa de água também causa?! Fiquei com dúvidas... A FIFA tão exigente com uns e tão branda com outros...
ResponderEliminarBoa sorte Portugal, isso é que interessa!
eu acho que a vuvuzela tem a sua graça, por ser um instrumento tipicamente sul-africano podia tornar-se a imagem de marca do Mundial. Só que as pessoas exageraram e estragaram tudo! se se tivessem limitado a tocar as vuvuzelas quando há golos, ou então antes do início dos jogos, não prejudicaria ninguém, mas estarem a tocar ao longo de todo o jogo...
ResponderEliminarPara não falar que a "nossa" Galp introduziu a vuvuzela no nosso país. Foram distribuidas milhares delas!
ResponderEliminarSim emn todo o lado se fala, aqui tambem em todos os jogos os primeiros comentários na TV sao contra as vuvuzelas ..... falta-nos o habitual "barulhos" dos adeptos ......
ResponderEliminar... preparem-se porque em 2014 elas vão continuar... li por aí que já há contactos com empresas brasileiras para a produzir. E a FIFA a troco de uma pipa de massa, vai permitir, ora pois!
ResponderEliminarSaudações
Neves, AJ
O que me deixou mais preocupado é que já vi muitas garrafas de cerveja nos estádios. Nao se se sao de plástico, mas mesmo assim, cheias podem ser perigosas, especialmente quando a tensao estiver alta...
ResponderEliminarNao é que, pelomenos na Europa, garrafas sao proibidas nos grandes torneios e na maioria dos campeonatos?