Quando visitei a primeira vez Capetown estive junto da estátua de Bartolomeu Dias e do Padrão dos Descobrimentos, colocado em sua honra, no Cabo da Boa Esperança. Esse foi o primeiro comandante português que pisou estas terras longínquas. Ontem homenageámos singelamente esse e os outros navegadores portugueses, colocando uma coroa de flores junto da sua estátua.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
segunda-feira, junho 21, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Já vi esta bela estátua de Bartolomeu Dias, o maior caravelista de sempre!
ResponderEliminarExistem outras estátuas deste nosso compatriota em outras cidades sul-africanas,como por exemplo, em Durban à qual eu e a minha família, assistimos à sua inauguração em 1988.
Comendador José A.S.Campos
Ordem do Infante D. Henrique