sexta-feira, janeiro 15, 2010

Selecção de França

Mão amiga fez-me chegar estas fotos.


Selecção de 1959 Selecção de 2008



Tenho dúvidas que esta amostra seja correcta, lembrando-me por exemplo da falta de Ribéry, mas mesmo não pretendendo questionar o facto de todos estes atletas, alguns deles de extraordinária qualidade, não serem brancos, nota-se que houve uma mudança substancial no recrutamento da selecção francesa. Aqui em Portugal questiona-se tudo, em França, pelos vistos, não têm problemas em que a sua equipa mais representativa dê mais a ideia que se trata de uma equipa africana.

5 comentários:

  1. Essa gente só me faz lembrar em azar.
    Safaaaaaaaaa....

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, são situações diferentes. Claro que a selecção francesa não é toda ela assim, mas estes jogadores (pelo menos na grande maioria) estão para França como Oceano, Rolando, Manuel Fernandes, Nélson, Bosingwa, Edinho e tantos, tantos outros, para nós. Emigrantes de primeira e segunda geração, vindos das ex-colónias. No big deal about that.

    Apesar de que eu acho que mais vale um Liedson que quer defender a nossa bandeira, do que muitos que batem no peito e dizem amar a pátria.

    ResponderEliminar
  3. Luciano, eu sei que são situações diferentes, mas só queria realçar que os franceses não hesitam, e bem, em reforçar a sua selecção. Muitos dos jovens que alinham nos escalões de formação são oriundos de outros países que nada têm, nem tiveram, a ver com a França. Sobre o Liedson já disse tudo por aqui. É uma óptima surpresa. Abraço

    ResponderEliminar
  4. E errado dizer que o recrutamento da selecção francesa que mudou. Os criterios de selecção foi sempre o mesmo: talento. O que mudou foi a sociedade francesa.

    A França sempre foi um pais de imigração e se nos anos 50 a imigração era limitada e de origem europeia, ultimamente a imigração tem tido origens mais africanas. Ou seja a selecção francesa apenas seguiu a evolução da sua população, da sua sociedade. E também bom de lembrar que muitos jogadores da selecção francesa são originários das Antilhas francesas, neste caso nem se trato de filhos de imigrantes. Um dado que revele a que ponto a selecção francesa segue a evolução da sua sociedade é o numero 10 da selecção gaulesa. Kopa, Platini, Zidane. O primeiro é de origem húngara, o segundo de origem italiana, o terceiro de origem argelina. Os três foram os 10 da selecção francesa e cada um representou uma onde de imigração francesa ... O futebol é isto o espelho do nosso mundo.

    Em Portugal é a mesma coisa. A selecção segue a evolução da sua sociedade, da sua população. Um dia quem sabe se não teremos jogadores de origem ucraniana ou chinesa na selecção? Sera um escandalo? Não, porque a sociedade portuguesa é assim e a nossa selecção deve ser o espelho da nossa população. Quem é contra luso-brasileiros na nossa selecção, é no fundo, contra a imigração brasileira.

    ResponderEliminar
  5. Ludovic, embora esteja de acordo com a globalidade do seu comentário, nas fotos verifica-se que houve de facto uma mudança, que não critico mas saliento. Acho bem que o façam. O futebol deve ser integrador e não o contrário. Abraço

    ResponderEliminar