terça-feira, janeiro 19, 2010

Boavista FC


Mais um problema para os ex-administradores do Boavista FC. Chama-se a isto viver na irreal. A construção do estádio, que deveria ser um dos polos agregadores que levariam o clube a um patamar próximo dos "grandes", levou-o à sua quase destruição, não se sabendo por quantos anos esta situação se manterá. É pena ver isto, mas é um caso igual a muitos outros que vêm abalando o nosso futebol e que têm arrastado vários clubes históricos para zonas de quase desaparecimento, Salgueiros, Farense, Barreirense, entre outros, que viviam acima das possibilidades. Quem se seguirá?

3 comentários:

  1. Caro Carlos Godinho,
    O (um dos) problemas do Boavista não foi a construção do estádio. Foi a forma descriminada como foi tratado relativamente aos outros clubes. Quando falo nos outros clubes refiro-me principalmente aos chamados grandes, já que todos os outros estádios construídos (e na maioria dos casos às moscas como se sabe, ao contrário do Bessa), tiveram a ajuda ou foram completamente construídos pelas câmaras municipais. A par dos "grandes" só o Boavista tem um estádio a que pode chamar seu. E foi nessa dualidade comparativamente aos grandes, que tiveram apoios autárquicos e governamentais extra (caso de Benfica, Sporting e FC Porto), que o Boavista saiu a perder. A título de exemplo, não único, refiro que (números do Tribunal de Contas), o FC Porto teve ajudas no valor de 89 milhões de euros, enquanto o Boavista,na mesma cidade e a disputar o mesmo campeonato, teve uma ajuda de apenas 1 milhão de euros. É nesta desproporção e foi esta desproporção de tratamento que conduziu o Boavista à situação actual. Com origem, portanto, em situação diversa de outros emblemas que cita, até porque o Boavista, também ao contrário dos outros casos, tem massa adepta igual e em muitos casos superior a muitos clubes que actualmente disputam a 1ª liga.

    cumprimentos e boa sorte para a África do Sul.

    ResponderEliminar
  2. Pois,e neste caso a culpa não podia morrer solteira?!

    ResponderEliminar
  3. Caro LAM
    Confesso que não sei em pormenor os problemas do Boavista. Reconheço e sei dessas razões justas que aponta. Mas o que tenho é pena de ver esse clube nessa situação, dado que com as selecções nacionais vivi bons momentos no actual e antigo estádio. E além disso sou amigo de muitos e grandes boavisteiros. Regressem rápido é o que desejo. Abraço

    ResponderEliminar