domingo, agosto 23, 2009

Caster Semenya


"Um dia, numa estação de serviço de Joanesburgo, Caster Semenya quis ir a uma casa de banho para mulheres. Apontaram-lhe a de homens e ela teve de dizer: "Quer ver o meu sexo?" Não foi preciso, a determinação dela convenceu. Há dias, em Berlim, ela ganhou os 800 metros femininos num tempo fantástico. Desta vez, não chegou Caster dizer o que sempre diz, que é mulher, os responsáveis do atletismo mundial anunciaram que vão fazer-lhe testes médicos para confirmar o sexo. A vitória extraordinária lançou a dúvida sobre Caster: Vítor ou Vitória? Atirei-me às primeiras notícias com a gula natural pelo esquisito. Lembrei-me (mentira, um jornal lembrou-me) de Stalislawa Walasiewicz. Polaca, medalha de ouro nas Olimpíadas de 1932, onze recordes mundiais, emigrou para a América com o seu segredo. Sim, havia um. Em 1980, vítima em assalto a um banco, foi baleada e a autópsia revelou que era homem. Então, aplaudi: testes na Caster Semenya, já!, e quero saber tudo. Mas, agora, ouvi o pai: "Ela é a minha menina." Dei-me conta que se falava de uma menina (ou o que for) de 18 anos. Fiquei envergonhado, comigo e os patrões do atletismo. Que se façam os testes, mas discretos."


Ferreira Fernandes, no DN


Concordo com o jornalista, acontece é que já é tarde. A exposição e suspeição global a que Caster já foi sujeita, deve ser tremendamente frustante e traumatizante. Podia e devia ter sido feito de outra forma. Repare-se na frase do pai: "Ela é a minha menina". E se fosse com um de nós?



8 comentários:

  1. Que legal o post, heim.

    Pois, então. Agora é tarde e o que importa é ela correr e fazer bonito como vem fazendo.

    ResponderEliminar
  2. Sou Brasileiro e não gostei do que fizeram com esta atleta. Trata-se de preconceito que deve ser banido de competições esportivas e o comitê deve emitir um cominicado de pedido de desculpas público!

    Pra frente Caster, mostre do que voce é capaz!!!!!

    Reinaldo - do Brasil - São Paulo

    ResponderEliminar
  3. Essa frase "ela é a minha menina" - para quem como eu tem uma filha de 18 anos que também esteve para ir para o atletismo - arrasou-me!!!

    Somos tão "mente poluída", eu incluído.

    Sorry, Caster!

    Maputo
    Moçambique

    PS: Melhor sorte teve Lurdes Mutola, também ela campeã mundial dos 800m, pois não foi tão exposta publicamente a tão delicada suspeição.

    ResponderEliminar
  4. salve, salve,
    que ela vença todas e cale a boca deste povo que vive arrumando desculpa para os deles ganharem.

    força e muitas vitorias a ela.

    ResponderEliminar
  5. Que sorte tem essa "minha menina",que pode participar dos 800m p/ homens tambem.


    Boa sorte,>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Caster

    ResponderEliminar
  6. Ja esta confirmado, segundo testes laboratoriais "ela" ou seja Caster Semenya e hermafrodita (tem dois sexos)! Preferiu escolher identificar-se com o feminino (vamos respeitar), agora quero ver quem vai criar lei para a criticar ou retirar a medalha (improvavel). Acho que o IAAF tera que sentar para reformular alguns criterios, por esta eles nao esperavam!

    Akele abracooo...

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente, a suspeita foi confirmada: Caster não é, exatamente, mulher. Com todos os meios modernos à disposição, o exame poderia ter sido feito antes, discretamente. Caster não pode ser responsabilizada.

    ResponderEliminar
  8. de fato, ela é uma garota de 18 anos, assim com eu. imagino só a dificuldade que foi pra ela passar por essa situação.
    mas tudo está comprovado, semenya, cale a boca de todos, vença e roube as medalhas de todos esses idiotas,.

    ResponderEliminar