Sempre que uma equipa obtém sucesso, nas primeiras páginas dos jornais surgem sempre os treinadores principais e os jogadores. No entanto, os grandes treinadores, sabem que sem uma equipa de suporte unida e competente, esse sucesso muito dificilmente seria atingido. Desde os adjuntos, aos preparadores físicos, aos secretários, aos médicos, fisioterapeutas e massagistas, aos técnicos de equipamentos, todos têm e devem rumar para o mesmo objectivo. Sem essa união nada feito. O actual sucesso do Vitória SC deve-se não só ao seu treinador mas concerteza também a uma equipa pluridisciplinar, séria e capaz. Por isso não se estranha que ontem "O Jogo" tenha dedicado quase uma página ao adjunto de Manuel Machado, José Pedro, jovem licenciado em educação física e que já tem um currículo desportivo apreciável. Segundo muitos o segredo deste clube e da saúde física dos jogadores deve-se a José Pedro. Acredito que seja verdade dada a forma como o Vitória dizimou o Sporting nos últimos minutos do jogo da última 2ª feira, tendo demonstrado uma enorme capacidade física.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Nem mais caro amigo?!
ResponderEliminarO sucesso numa equipa de futebol tem muita mãozinha de todos os intervenientes no clube.
Fico feliz por ver reconhecido o trabalho do Prof. José Pedro! Já não o via há algum tempo e tive oportunidade de conversar com ele enquanto víamos o último jogo da Selecção, em Guimarães. O desporto nacional, e o futebol, em particular, precisam de bom, e sério, trabalho.
ResponderEliminar