Fotos da Selecção Nacional e de revistas alemãs da época, com imagens curiosas do jogo Alemanha/Portugal, disputado em 24 de Abril de 1938, em Frankfurt/Oder. O resultado foi de 1/1 e o golo de Portugal foi marcado por Pinga. Portugal jogou com Azevedo (Sporting), Gustavo Teixeira (Benfica), Carlos Pereira (FC Porto), Mourão (Sporting), João Cruz (Sporting), José Simões (Belenenses), Mariano Amaro (Belenenses), Soeiro (Sporting), Francisco Albino (Benfica), Pinga (FC Porto) e Peyroteo (Sporting). Na foto da equipa aparece um segundo guarda-redes, que não jogou, e que desconheço de quem se trata. O Seleccionador Nacional era Cândido Oliveira. O que lhe deve ter custado ver aquela saudação! Já lá vão 72 anos.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Interessante ver essas imagens. Um tempo que nunca mais voltará, espero eu.
ResponderEliminarHavia muita propaganda e a maneira de se exprimir era algo "estranho". Um pequeno exemplo? Debaixo da primeira foto diz o seguinte: "A equipa portuguesa que deixou impressionado o público e a equipa alema em Frankfurt. A imagem mostra homens fortes e de boa constitucao. Pode se ver as qualidades, velocidade, abilidade e apego deles."
Bem, seja com for, eles de facto mostraram essas qualidades. Interessante de mencionar é que nesses tempos ainda nao se utilizavam numeros nas costas. Eu nem sei exactamente quando foi o primeiro jogo de Portugal com os jogadores a utilizarem números. Um pequeno desafio para si, Sr. Godinho.
Um abraco
Alfredo